Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Semana do Brasil na França foi iniciada com promoção das cidades-sede da Copa

Publicação:

A Semana do Brasil na França prossegue segue até 24 de setembro, com ações de divulgação e promoção de produtos e destinos brasileiros no mercado francês. Na abertura da série de eventos, na última segunda-feira (17.09), foi realizado o projeto Goal to Brasil, que promove as 12 cidades-sede da Copa do Mundo no exterior.

A cada edição do Goal to Brasil, uma capital é homenageada e desta vez foi Salvador. Cerca de 200 agentes de viagem participaram da iniciativa realizada pela Embratur para mostrar ao mercado turístico local as potencialidade do país.

O Goal to Brasil culminou com a “Vivência Brasileira”, quando os convidados assistiram a apresentações culturais e puderam provar iguarias da gastronomia brasileira, como acarajé, filé de siri ao leite de coco, bobó de camarão e moqueca de peixe com purê de banana. Os pratos foram elaborados pelos chefs Joca Pontes, Daniela Martins e Dadá em homenagem à capital baiana. Apresentações culturais da Banda Mametto, do Grupo de Capoeira Mangangá e do cantor e compositor Tonho Matéria também fizeram parte da programação.

Europa

A edição do Goal to Brasil em Paris marca o início das incursões europeias, após uma passagem pelos mercados sul americanos de Chile, Colômbia e Argentina. “A meta é que o Brasil receba, até logo depois de 2016, 10 milhões de turista por ano e os megaeventos esportivos, como a Copa, ajudarão a inserir o país nesse novo patamar do turismo internacional”, disse o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, que também ressaltou a importância do mercado europeu para a promoção do Brasil no exterior. “Em 2011, recebemos 5,4 milhões de turistas. Desses, 20% foram europeus”.

O Goal to Brasil já aconteceu em Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e ainda prevê eventos em Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York). A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados e FIFA.

Perfil do turista francês

De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, por encomenda do Ministério do Turismo e Embratur, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de Lazer e 25% por motivo de Negócios, Eventos e Convenções. Por Lazer, as cidades mais visitadas no Brasil foram Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador, Parati e São Paulo. Já quando a motivação é Negócios, as cidades foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas.

Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil, tanto por motivo de Lazer, quanto por motivo de Negócios, é de 17 dias. Quando o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia quando vem a Lazer, e US$ 94,45 quando nos vistam para realizar Negócios ou participar de Convenções e Eventos.

Fonte: Portal da Copa

Secretaria da Cultura