Sarau encena encontro de Freud com Lou Andreas-Salomé
Publicação:

A edição de novembro do sarau Freud e os escritores, que ocorre na próxima terça-feira (13), às 20h, encena o encontro entre o pai da psicanálise e a escritora russa Lou Andreas-Salomé (1861-1937). No elenco, a psicanalista Lenira Fleck, a escritora e artista plástica Liana Timm e a atriz convidada Janaina Pelizzon, sob a direção de Graça Nunes. A atração ocorre no foyer nobre do Theatro São Pedro, com entrada franca – os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do TSP.
Lou Andreas-Salomé, cinco anos mais jovem que Freud, era uma mulher além de seu tempo. Seu brilho intelectual conferiu-lhe o fascínio que exerceu sobre homens e mulheres que com ela conviveram. Influenciou os círculos literários e artísticos, deixando marcas na vida de outros pensadores como Nietzsche, Richard Wagner, entre outros.
A intensa relação entre Freud e Lou começou quando ela já estava com 50 anos. Ao retratar isso, o sarau recria importantes momentos, entre 1911 e 1931, relembrando vintes anos de amizade, cumplicidade e sofrimento. Ambos enfrentaram problemas de saúde, as agruras da guerra, preconceitos e, principalmente, a incompreensão de uma época despreparada para receber ideias à frente de seu tempo.
Serviço:
O que: Freud e os escritores
Quando: 13 de novembro (terça-feira), às 20h
Onde: Foyer nobre do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro s/nº)
Entrada franca
Texto: Mariângela Machado
Edição: Asscom Sedac