São João do Polêsine: religião e a tradição italiana representam o município
Publicação:

São João do Polêsine está no coração do Estado, na Região Central. O turismo religioso é o principal responsável pela chegada de visitantes, ao lado da preservação da cultura e tradição dos imigrantes italianos. O Município está a 230 quilômetros de Porto Alegre, de onde a principal rodovia de acesso é a RS-149, e historicamente faz parte dos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.
Muito procurado por turistas, o Vale Vêneto é um dos sete distritos de São João do Polêsine, e trás no seu nome uma homenagem aos italianos que vieram dessa região. Lá estão expostas relíquias que remetem à época da colonização, que podem ser vistas no Museu Histórico do Imigrante. Outro ponto turístico muito visitado é o Calvário, que mostra as 14 estações da crucificação de Cristo. Além de toda a religiosidade, a construção desse espaço foi feita a 100 metros de altura, o que permite um visual amplo do Vale do Jacuí.
O Polo Cultural, Turístico e Religioso João Luiz Pozzobon também atrai turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Localizado em uma área natural, que pertenceu a uma das primeiras famílias a habitar a região, o local conta com um museu e uma boa infraestrutura para receber o público. Quando as visitas são agendadas com antecedência é possível almoçar no próprio Polo.
Conhecer São João do Polêsine é mergulhar na religiosidade e na cultura do povo italiano. Uma experiência que emociona e marca todos os visitantes.