Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Salão Regional do Turismo integrará programação do Rally de Erechim

Publicação:

O Rally Internacional de Erechim tornou-se ao longo dos anos o maior e mais importante evento de rali de velocidade no Brasil. Ano após ano atrai cada vez mais expectadores. Já ultrapassou a marca das 50 mil pessoas assistindo a prova e para este ano espera mais de 60 mil. Na região norte do Rio Grande do Sul, onde está situada a cidade de Erechim, este também é o maio evento esportivo do ano.

No contexto turístico, também agrega importante valor há cada ano. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, organiza pelo segundo ano consecutivo o Salão do Regional do Turismo, um evento que acontece em paralelo ao Rally Internacional.

Este ano, ganha uma estrutura própria, na Lona do Turismo, que está sendo montada junto ao Parque da Accie, margens da BR 153, mesmo local onde ficará concentrada toda a estrutura de prova do Rally, como parte organizacional, boxes das equipes, e pista especial para o super prime.

Michele Sansigolo dos Santos, é quem coordena o evento, ela que é ligada diretamente a secretaria erechinense. Segundo ela, o Salão Regional de Turismo consiste na mostra dos produtos turísticos da região turística, denominada Termas e Lagos, a qual envolve 17 municípios do Alto Uruguai, que optaram em desenvolver alguma ação no setor. “Durante o Rally, estaremos distribuindo materiais promocionais e realizando uma degustação de iguarias, já que o aspecto gastronômico é um dos principais atrativos que os visitantes buscam na região”, aponta Michele.

No Salão estarão participando os municípios de Erechim, Paulo Bento, Barão de Cotegipe, Aurea, Jacutinga, Carlos Gomes, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Severiano de Almeida, Erval Grande, Entre Rios do Sul, Quatro Irmãos, Gaurama, Getulio Vargas, Três Arroios, Aratiba, e Ipiranga do Sul, que recentemente, incorporou-se ao grupo do Fórum Regional de Turismo – Termas e Lagos.

Michele explica ainda que os representantes regionais de turismo, que estarão participando do evento, devem estar preparados para oferecer os atrativos turísticos da região aos visitantes. “A região apresenta enormes potencialidades turísticas. Precisamos olhá-la de maneira diferente. Precisamos, acima de tudo, conhecê-la. Quantos de nós, ao passar por Barão de Cotegipe, não sabe da existência do orquidário ou do arboreto Alto Uruguai que tem mais de 130 espécies de árvores. Então, através da participação no Rally, vivencia-se a sensibilização e o reconhecimento da população dos potenciais turísticos da região, o que é fundamental. Daí a importância de aproveitar esta oportunidade de crescimento e amadurecimento do turismo regional e seus atores”, esclarece Michele.

O Rally como produto turístico
Mais que corrida de carros, o Rally Internacional de Erechim, também tem se mostrado um importante evento de turismo, levando à cidade milhares de pessoas há cada edição. “O Rally traz à Erechim um público diferenciado e que valoriza a nossa cultura e a nossa região, e isso é fundamental, pois temos como foco um turista de qualidade que vem para a nossa região para valorizá-la, criando ações positivas e de inserção social da comunidade. O espaço que conquistamos junto ao evento, para nós profissionais do setor é muito importante, pelo fato de que a mídia local, regional, estadual e até internacional volta-se para Erechim nestes dias. E, nada mais justo, estarmos inseridos no Rally, já que é um evento essencialmente turístico”, enfatiza Michele.

Mais de 20 pessoas estarão envolvidas diretamente no Salão Regional do Turismo, todas vinculados às prefeituras da região, entre coordenadores municipais e secretários de turismo.

Roteiros na região
Durante o Salão, a organização estará divulgando os atrativos da região norte do RS, através dos roteiros que envolvem os municípios da região, com base no programa de regionalização do Ministério do Turismo. Os roteiros turísticos regionais podem, segundo Michele Sansigolo, ser realizados, com agendamento e com grupos de, no mínimo, 30 pessoas. As opções principais são Nossa Raízes, Caminhos da Imigração e da Cultura, Verdes Vales, Águas e Pedras Preciosas, e Rural e Termas.

Serviço
Onde: Erechim, RS – Brasil
Quando: 16 a 20 de maio de 2012
O que: Rally Internacional de Erechim, valendo pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de Rali de Velocidade
Inscritos: 70 carros, divididos em seis categorias
Países envolvidos: Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina
Recorde: maior grid da história do rali de velocidade brasileiro. Maior grid da história também em participação estrangeira no Brasil

Site oficial: www.rallyerechim.com.br


Secretaria da Cultura