Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Rota das Araucárias debate importância da regionalização no RS Mais Turismo

Publicação:

20130426131016max1365800388img-0156-002.jpg
O município de Lagoa Vermelha sediou, em 11/4, o segundo Encontros Regionais RS Mais Turismo – Rota das Aráucárias. - Foto: Bárbara Paiva

 O município de Lagoa Vermelha sediou, em 11/4, o segundo Encontros Regionais RS Mais Turismo – Rota das Aráucárias. “Estamos aqui apresentando o trabalho que está sendo feito pela Secretaria de Turismo e pactuar com todos qual o plano de desenvolvimento que precisa ser elaborado para que consigamos de fato consolidar essa região turística. Nós colocamos a Setur a serviço de potencializar a vocação turísitica que vocês tem. Porque turismo é desenvolvimento”, enfatizou a Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo, Córa Chiappetta, representando a secretária Abgail Pereira no evento.

 

 

Os Encontros Regionais RS Mais Turismo têm o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de cada região e propor a realização de ações específicas para aumentar a sua competitividade."Este modelo de organização adota a região turística como referência territorial para fins de planejamento e gestão, permitindo a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de forma equilibrada em cada uma delas, respeitando suas diversidades e potencialidades", disse.

 

Prefeitos dos municipios de Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Paim Filho, Ibiaraiaras e Santo Expedito do Sul, além de vereadores e representantes da Rota das Araucarias discutiram a importância de atuarem de maneira regionalizada na promoção do turismo. Focar na região não significa abrir mão do município, ao contrário. O município não consegue se desenvolver de forma isolada, seu desenvolvimento acontece na medida em que ele se articula e se integra com os municípios da região. A integração de municípios em uma região turística significa criar condições e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos turísticos, qualificados e competitivos. Neste sentido, a Setur se coloca a disposição dos municípios para que se organizem, se estruturem e se coloquem em condições de competitividade, se posicionando no mercado de tal forma que o turista venha, enxergue esse potencial, fazendo da rota das Araucárias um destino turístico competitivo.

 

“A partir de hoje estamos nos unindo regionalmente para que a Rota das Araucarias realmente saia do papel e que traga frutos positivos para todos”, declarou a vice-prefeita de Lagoa Vermelha, Ana Catarina Lenz Pacheco. O primeiro passo foi a estruturação de um calendário e a criação de um grupo de trabalho para estabelecer uma governança da região. A importãncia da região contar com uma governança consolidada e organizada foi destacada pela diretora do Núcleo de Projetos da Setur, Adriana Jota. Organizada com a participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, elas podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado.

 

Giro Turismo

Representantes do Banrisul também apresentaram aos gestores municipais e privados presentes no evento o Giro Turismo, linha de crédito destinada a empreendimentos que desejam promover melhorias para o negócio, sem comprometer integralmente o próprio capital. Em janeiro, a Setur firmoucom o banco termo de cooperação para incentivar melhorias no parque hoteleiro gaúcho, na rede gastronômica e em todos os empreendimentos que compõem a cadeia produtiva do turismo. O Banrisul oferece, ainda, produtos como o Cartão BNDES para a aquisição de máquinas, equipamentos, bens de produção e veículos, e o BNDES Automático para a construção, ampliação e reformas. Com a parceria, o Banrisul disponibiliza um pacote de produtos e serviços para as empresas que atuam no segmento: linhas de crédito, financiamentos, microcrédito e serviços, como a utilização da Rede Banricompras.

 

RS Mais Turismo

Os Encontros Regionais RS Mais Turismo ocorrerão nas 26 regiões turísticas definidas no Plano de Desenvolvimento do Turismo, que são: Uva e Vinho; Rota das Araucárias; Vale do Taquari; Porto Alegre e Delta do Jacuí; Vale do Rio Pardo; Jacuí Centro; Vale do Rio dos Sinos; Centro-Serra; Vale do Paranhana; Alto da Serra do Botucaraí; Rota do Yucumã, Hortênsias; Rota das Terras; Campos de Cima da Serra; Costa Doce; Pampa Gaúcho; Fronteira; Rota Missões; Rota do Rio Uruguai; Central; Vale Jaguari; Rota Águas e Pedras; Litoral Norte; Cultura e Tradição, e Terma e Lagos.

 

Rota das Araucárias
Municípios da Rota das Araucárias: Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Pinhal da Serra, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São Jorge da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro. 

Secretaria da Cultura