Programação de Encerramento 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre
Publicação:
Se o clima for favorável
Si el tiempo lo permite
Weather Permitting
A 9ª Bienal do Mercosul chega a sua última semana trazendo à Porto Alegre uma série de performances, atividades pedagógicas, encontros com artistas e show. Na quinta-feira (7) será exibido o último episódio de Operating Theater (O.T), performance da artista Audrey Cottin desenvolvida como parte do programa Máquinas de Imaginação da 9ª Bienal.
Dia 8 de novmebro, sexta-feira, artistas, curadores, escritores, professores, historiadores e produtores culturais ministram o Simpósio Internacional Alguém que sabe alguma coisa... alguém que sabe algo mais: educação como encontro e igualdade. Este simpósio busca explorar um conceito e prática da educação que se baseia no pressuposto da igualdade, e que está fundamentado na experiência do outro como um estranho, mas como um igual. O encontro tem início em 20 diferentes locais da cidade onde grupos se reunirão para a realização de microsimpósio. A partir das 11h30 a programação acontece com todos reunidos reunidos no Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS para apresentações e debates.
Neste mesmo dia, a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre promove o show Um cabo lá, um porto cá, ao ar livre, na Usina do Gasômetro. Obra comissionado ao artista Mario Garcia Torres, Um cabo lá, um porto cá, será apresentado pelos músicos mexicanosJosé Gabriel Cárdenas, Gustavo M. Hernández, Ernesto García e Yamil Misael Gómez, que gravaram as músicas que estão na mostra no Memorial do Rio Grande do Sul e também dispóníveis para download em http://9bienalmercosul.art.br/
A 9ª Bienal traz à Porto Alegre os artistas Fritzia Irizar e Trevor Paglen para as duas últimas sessões do programa Ekphrasis. Fritzia vai apresentar o processo de Natureza de Imitação, obra para a qual pediu que índios Rarámuri doassem seus cabelos como matéria prima para um objeto de luxo e desejo: um diamante. Paglen apresenta o projeto As últimas imagens numa palestra que combina arte e geografia. O artista fala sobre seu projeto mais recente – uma coleção de centenas de imagens da civilização na Terra – situado no espaço sideral, especificamente em um satélite de telecomunicações no cinturão de Clark, a mais de 35.000 quilômetros de distância do planeta Terra.
PROGRAMAÇÃO
07 NOV
20h - Performance: Operating Theater (O.T)
Audrey Cottin
O terceiro e ultimo episódio de O.T., uma performance sobre arte e ciência, saúde e multi-tasking, conectando memórias e sonhos de comunidades próximas e longínquas. Ingressos limitados. Distribuição de senhas a partir das 19h30, exclusivamente por ordem de chegada. Duração: aproximadamente 60 minutos.
Local: Santander Cultural – Átrio
Rua Sete de Setembro, 1028 – Prac?a da Alfa?ndega – Centro
08 NOV
9h - Simpósio: Alguém que sabe alguma coisa... alguém que sabe algo mais: educação como encontro e igualdade
Simpósio internacional sobre arte e educação.
Convidados: Angie Keefer, Ana Laura López de la Torre, Bernardo de Souza, Claudia Zeiske, Danilo Streck, Dominic Willsdon, Johanna Burton, Mônica Hoff, Nuno Sacramento, Rangoato Hlasane, Sofía Hernandez Chong Cuy, Sofía Olascoaga.
18h30 - Show: Um cabo lá, um porto cá
Mario Garcia Torres
Um show ao ar livre do álbum do artista, uma antologia lírica sobre as sensibilidades e intenções da 9ª Bienal. Com os músico mexicanos que gravaram as músicas: José Gabriel Cárdenas, Gustavo M. Hernández, Ernesto García e Yamil Misael Gómez. Aproximadamente 45 minutos.
Local: Usina do Gasômetro (Pátio)
Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro
09 NOV
15h - Performance: E se a Lua estivesse apenas a um salto de distância?
Bik Van der Pol
Ao longo de todos os finais de semana do período expositivo, trovadores apresentam a performance que discute as possibilidades para ocupação da lua a partir do orçamento participativo. Duração: aproximadamente 40 minutos.
Local: Praça da Alfândega
16h - Ekphrasis: Natureza de imitação
Fritzia Irizar
A artista pediu que índios Rarámuri doassem seus cabelos como matéria prima para um objeto de luxo e desejo: um diamante. Daniela Pérez, interlocutor. Duração: aproximadamente 80 minutos.
Daniela Pérez, interlocutor
Local: Memorial do Rio Grande do Sul
Av. Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Centro
18h - Performance: Cavalos não mentem
Eduardo Navarro
Esta performance, que acontece por horas, e é vista à distância, envolve cinco dançarinos e é inspirada em equinoterapia, crianças autistas, empatia e toque. Termina com o pôr-do-sol e sugerimos que assistam, no mínimo, por 20 minutos.
Local: Usina do Gasômetro; termina com o pôr do sol
Av. Presidente Joa?o Goulart, 551 – Centro
10 NOV
11h - Ekphrasis: As últimas imagens
Trevor Paglen
Em uma palestra que combina arte e geografia, o artista apresenta o seu projeto mais recente – uma coleção de centenas de imagens da civilização na Terra – situado no espaço sideral, especificamente em um satélite de telecomunicações no cinturão de Clark, a mais de 35.000 quilômetros de distância do planeta Terra.
Dominic Willsdon, interlocutor. Duração: aproximadamente 90 minutos.
Dominic Willsdon, interlocutor
Local: Memorial do Rio Grande do Sul
Av. Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Centro
13h - Metaencontros na Ilha
Um piquenique aberto ao público. Recomendamos que os participantes levem cangas e comidas, assim como materiais para ler ou ideias para compartilhar em grupo.
Transporte oferecido pela 9ª Bienal
Inscrições pelo e-mail marcomafra@bienalmercosul.art.
Local: Fundação Vera Chaves Barcellos em Viamão, Rio Grande do Sul
17h - Performance: E se a Lua estivesse apenas a um salto de distância?
Bik Van der Pol
Ao longo de todos os finais de semana do período expositivo, trovadores apresentam a performance que discute as possibilidades para ocupação da lua a partir do orçamento participativo. Duração: aproximadamente 40 minutos.
Local: Usina do Gasômetro
Av. Presidente Joa?o Goulart, 551 – Centro