Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Pré-estreia inaugura parceria cultural entre Rio Grande do Sul e Uruguai

Publicação:

A produção uruguaia MAL DÍA PARA PESCAR, inédita em Porto Alegre, terá uma sessão de pré-estréia nesta terça-feira (21), às 19h, na Sala Norberto Lubisco (térreo da Casa de Cultura Mario Quintana – Andradas, 736).

A exibição marca o início da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS) e o Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai (Icau). Este intercâmbio é resultado de uma política de aproximação entre os governos do Rio Grande do Sul e do país vizinho e na qual, segundo o próprio governador Tarso Genro, o setor audiovisual terá um papel de destaque.

A sessão desta terça-feira também anuncia, oficialmente, a realização da 1ª Mostra de Filmes Contemporâneos Uruguaios e do 1º Seminário de Produção e Cooperação Cinematográfica no Mercocul. As atividades serão realizadas na Cinemateca Paulo Amorim em setembro, com a presença de produtores e realizadores dos paises do Conesul e com apoio do Fórum Entre Fronteiras.

A pré-estreia de MAL DÍA PARA PESCAR ainda se insere na homenagem que o governo do Rio Grande do Sul presta ao general José Artigas, grande herói da história do Uruguai, que no dia 19 de junho completaria 247 anos. Entre as atividades que marcam a aproximação entre os dois países, está a re-inauguração do busto do general Artigas, na Praça da Alfândega, e um coquetel de confraternização das representações do Brasil e Uruguai na Casa de Cultura Mario Quintana.

MAL DÍA PARA PESCAR é um filme do diretor Alvaro Brechner, de 2009, que participou da Semana da Crítica no Festival de Cannes e ganhou vários prêmios da Associação de Críticos do Uruguai, incluindo melhor filme, direção, ator, roteiro e fotografia. A história gira em torno de um lutador europeu que está em final de carreira e busca uns trocados fazendo apresentações por vilarejos da América do Sul. Seu empresário não desiste de apresentá-lo como um grande herói, nem que para isso tenha que enganar o público e aplicar pequenos golpes. É uma trama que aborda temas como a amizade e a lealdade, sem deixar de lado a melancolia e o humor tipicamente uruguaios. MAL DÍA PARA PESCAR será exibido na versão original (com legendas em espanhol e inglês) e a sessão tem entrada franca.

Texto : Mônica Kanitz

Secretaria da Cultura