Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Porto Alegre recebe o Acorde Brasileiro

Publicação:

Personalidades como os maestros Júlio Medaglia, Haroldo Cosa, Benjamim Taubkin, Quinteto Violado, Chico Lobo, Kiko Ferreira e Renato Teixeira participarão do evento, que acontece entre os dias 7 e 9 de maio, na Assembleia Legislativa

11146110_944694595582134_8251809770587751920_n

O Teatro Dante Barone Da Assembleia Legislativa será palco, entre os 7 e 9 de maio, da 6ª Edição do Acorde Brasileira, o maior evento de música regional do país patrocinado pela GVT com financiamento do Pró-cultura RS. As inscrições para debates, palestras, conferências, mesas redondas e oficinas podem ser feitas pelo site www.acordebrasileiro.com. Já os shows terão entrada franca, com retirada de senhas uma hora antes de cada apresentação.

Além das palestras e oficinas, uma das atrações mais aguardadas do Acorde Brasileiro é de Renato Teixeira. O músico paulista se apresenta no dia 9 de maio, às 20h, com canções como "Romaria", sucesso na voz de Elis Regina; “Tocando em frente", também interpretada por Maria Bethânia; e "Frete", tema de abertura do seriado Carga Pesada.

Sobre o Acorde Brasileiro - A trajetória do Acorde Brasileiro tem início em 1986, quando reuniu mais de uma centena de intelectuais para um amplo debate sobre a produção musical brasileira, em especial a música regional.

O projeto, idealizado por Luiz Carlos Contursi, traz atualmente um time de curadores como Juarez Fonseca (Sul), Kiko Ferreira (Sudeste), Marcelo Melo (Nordeste), Ruy Godinho (Centro-Oeste) e Nilson Chaves (Norte).

Desde 2007, quanto voltou à ativa, o Acorde Brasileiro batalha para se manter na pauta dos grandes eventos, abordando temas muito pertinentes como direitos autorais, comercialização, pirataria, internet, legislação, educação musical, entre outros.

Nas edições de 2007 a 2009, mais de duas centenas de artistas vieram a Porto Alegre debater o assunto. Em 2013, sua última edição, não foi diferente. Em 2015, ainda mais voltado para o debate e para a educação, o Acorde promete iluminar a música regional brasileira com novas ideias e novos sons.

Secretaria da Cultura