Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Por que 22 de abril não é considerado o dia do descobrimento do Brasil?

Publicação:

Arte em vermelho e amarelo escrito "Por que 22 de abril não é considerado o dia do descobrimento do Brasil?"
Por que 22 de abril não é considerado o dia do descobrimento do Brasil?

No ano de 1500, na data de hoje, foi marcada a chegada dos portugueses ao território brasileiro, sendo conhecido como o “descobrimento do Brasil”. É contado que Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal em busca das Índias, mas acabou chegando ao litoral sul baiano, em Porto Seguro, na Bahia.

Na época, mais de 3 milhões de indígenas já viviam no país. Por isso, Portugal não descobriu o Brasil. O país foi ocupado e invadido, submetendo os povos indígenas a diversos tipos de violência.

Com o passar do tempo, costumes e valores indígenas foram apagados e substituídos pela cultura portuguesa, que os obrigava a seguir costumes religiosos católicos por meio da catequização forçada.

Por causa deste apagamento histórico, soube-se pouquíssimo sobre os diversos povos indígenas, resumindo-os a personagens de um folclore totalmente preconceituoso.

O dia de hoje não deve ser lembrado como um momento de celebração, mas, sim, de resistência, pois este apagamento ainda persiste na sociedade, desvalorizando a milenar e diversificada cultura indígena no Brasil. É preciso olhar para a história com uma visão crítica, sendo necessário desconstruir preconceitos e, assim, fazer justiça.

Secretaria da Cultura