Ponto de Cultura de Antônio Prado trabalha a inclusão por meio da tradição dos imigrantes
Publicação:

Neste mês de agosto o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, visita os novos Pontos de Cultura selecionados no último edital da Sedac. Nessa quarta-feira (27), foi a vez do município de Antônio Prado receber o secretário e o coordenador dos Pontos de Cultura da Sedac, Ricardo Oliveira.
O Coral Vozes do Prado, criado há 25 anos, agora é Ponto de Cultura e vai receber R$ 180 mil para executar o plano de trabalho apresentado. O Coral atua como forma de integração das gerações na comunidade, repassando o conhecimento dos antepassados que ajudaram na colonização do estado.
O grupo já recebeu a primeira, das três parcelas de R$ 60 mil, para executar o projeto de resgatar canções (populares, folclóricas e sacras) que os antepassados, imigrantes italianos, cantavam no dialeto talian. Busca também desenvolver o canto e a expressão corporal e proporcionar a crianças e adolescentes a vivência da cultura italiana através de oficinas de música, dança, teatro e canto.
No encontro com os componentes do coral, Assis Brasil, disse que os editais são uma forma de reconhecimento aos que produzem cultura no estado. “Trabalhamos muito para melhorar o orçamento da cultura, buscando convênios federais que possibilitam trabalhar além do orçamento. E queremos repassar esses reursos, na sua totalidade, para que produz cultura no estado, como é o caso do coral”, afirmou o secretário.
O prefeito Nilson Camatti informou que o município de Antônio Prado foi também contemplado nos editais do Fundo de Apoio à Cultura ( FAC) para a Feira do Livro e no FAC dos Museus para a modernização do Museu da Cidade. “ Precisamos reconhecer que o Governo do Estado valoriza a cultura e reconhece o trabalho desenvolvido nos município”, disse Camatti.
A diretora de Cultura do Município, Luciana Chinele Koni, relatou o trabalho de implantação do Sistema Municipal de Cultura, com o primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura já lançado. “Queremos agora realizar oficinas de capacitação para auxiliar os grupos culturais da cidade a se habilitarem nos editais municipais, estaduais e federais, qualificando seus projetos”. Luciana também agradeceu a visita de Assis Brasil. “É muito gratificante quando o Governo se faz presente na ponta final, conhecendo e prestigiando o trabalho desenvolvido pelas comunidades”, destacou.
Sobre Antônio Prado
Antônio Prado foi a sexta e última das chamadas "antigas colônias da imigração italiana", e foi fundada em maio de 1886. Os mais de 100 anos de história, estão preservados no Museu Municipal, que também faz parte da história, pois inclui-se no acervo arquitetônico tombado com Patrimônio Histórico Nacional. O acervo conta com mais de 500 objetos que relatam a história de um cotidiano de muito trabalho e singelas alegrias.