Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Identidade visual

identidade Etnias

A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos representa a união. O aperto de mãos, tão representativo para todos nós, simboliza o resgate daquilo que mais almejamos ultimamente: o contato físico com as pessoas. A representação das mãos também nos fala da importância da inclusão e do respeito à diversidade, pautas essenciais na construção de um mundo melhor.

A arte foi produzida pelo artista plástico Mauro Vila Real, que buscou como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. A ideia foi representar em uma imagem a possibilidade de reaproximação. Fala não só sobre o momento do povo gaúcho, mas também de toda a humanidade.

O artista

Nascido em Frederico Westphalen, Mauro Vila Real tem em seu currículo trabalhos para editoras como Marvel e DC Comics. Seus desenhos também podem ser vistos em capas de álbuns musicais, pôsteres, sites, quadrinhos, jornais, livro infantis e infantojuvenis. Participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal e Salon International D´Art Contemporain no Carrousel Du Louvre, em Paris. Além disso, se destaca por realizar pinturas ao vivo em ocasiões comemorativas e shows musicais tendo trabalhado com músicos como Nando Reis, Tiago Iorc, Humberto Gessinger, Michel Teló e outros, e com quadros espalhados por diversos lugares do mundo e em casas de celebridades, entre elas da ex-primeira dama americana, Michelle Obama. Entre as técnicas utilizadas pelo ilustrador se destacam a acrílica, aquarela, guache e carvão.

Secretaria da Cultura