Governador Tarso Genro recepciona o filósofo búlgaro Tzevetan Todorov no Piratini
Publicação:

Considerado um dos mais importantes pensadores da atualidade, o linguista, filósofo e historiador Tzevetan Todorov foi recebido pelo governador Tarso Genro para um almoço, nesta terça-feira (04), no Palácio Piratini. O intelectual búlgaro radicado na França foi o palestrante desta semana no ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, em que falou sobre o conceito de "messianismo político" abordado em seu último livro, Os inimigos íntimos da democracia.
Para o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, a obra traz uma visão interessante sobre os perigos que a democracia corre nos dias de hoje. "Especialmente porque vertentes e fontes que se dizem democráticas são as maiores inimigas da própria democracia", comentou Assis Brasil, que participará de um debate com o pensador, nesta terça-feira (04), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O governador e o intelectual búlgaro conversaram sobre aspectos políticos atuais e suas relações com a literatura. Todorov enfatizou que a literatura é indispensável na democracia moderna e não esbarra em ditaduras e interrogatórios policiais levados à força. "Ela permite transformar o espírito das pessoas. É uma vocação da raça humana se abrir em direção aos outros e se comunicar entre si".
Tzevetan Todorov nasceu em Sófia, Bulgária, em 1939, instalando-se em Paris em 1963. Durante os anos 1960, formou-se na Ecole Pratique des Hautes Études en Sciences Sociales,em Paris. Após completar seus estudos, passou a frequentar cursos de Filosofia da Linguagem, ministrados por Roland Barthes, um dos grandes teóricos do Estruturalismo. Suas obras foram traduzidas para 25 idiomas. Em 2008, recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais.
Texto: Juliano Pilau
Edição: Asscom Sedac