Fim de semana de celebração ao patrimônio cultural estreia com coro de 150 vozes na Casa de Cultura Mario Quintana
Espetáculo integra programação do Dia do Patrimônio, que conta com mais de 500 atividades em 120 municípios gaúchos
Publicação:

Abrindo a programação do 7º Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), promoveu nesta sexta-feira (15) uma apresentação especial na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Um coro formado por 150 vozes ocupou o palco Elis Regina, na Travessa dos Cataventos, e as janelas e sacadas do segundo e terceiro andares da CCMQ, no Centro Histórico da capital.
A apresentação foi organizada pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors), organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na preservação e no fortalecimento do canto coral no Estado. A entidade reuniu representantes de 27 corais associados, de municípios como Alvorada, Campestre da Serra, Montenegro, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí.
Secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, destacou a ampla programação desta edição do Dia do Patrimônio como “uma oportunidade de conhecer, valorizar e viver de uma forma mais imersiva o patrimônio cultural”. Ao se referir ao coro de 150 vozes na CCMQ, pontuou o caráter afetivo da cultura. “Esse é o verdadeiro sentido da cultura, ela pulsa dentro de nós” , disse.
Sob regência do professor de música e presidente da Fecors, Eduardo Alves, o grupo apresentou um repertório de músicas populares do Rio Grande do Sul, conhecidas do grande público, com arranjos que transitam entre o nativismo e o pop rock. “Viemos de anos difíceis, com pandemia e enchente, a proposta de reunirmos essas vozes todas veio num momento muito oportuno, e se consolidou num momento muito especial, que se encaixou perfeitamente no contexto do Dia do Patrimônio”, diz.
A homenagem coletiva ao patrimônio gaúcho, segundo Germana Konrath, diretora da CCMQ, “tem o objetivo justamente de sublinhar a pluralidade de vozes que marcam nossa cultura e nossa instituição”. Ela afirmou que a apresentação “não apenas encheu a Casa de música em uma linda celebração ao patrimônio, enfatizando a diversidade, como emocionou participantes com músicas populares, tão carregadas de afeto e memória”.
Catamarã é novidade da edição
O passeio tem duração aproximada de 40 minutos, percorrendo a extensão do Cais Mauá, a orla do Gasômetro até o Pontal, retornando pela região das ilhas para desembarque no mesmo terminal. “Essa é uma oportunidade de viver a paisagem cultural de Porto Alegre por outro ângulo e, assim, valorizar nosso patrimônio material e imaterial que está sempre no cotidiano da população”, avaliou o secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, após um passeio inaugural de Catamarã na tarde desta sexta-feira (15).
Outra novidade do 7º Dia do Patrimônio é o transporte de ônibus disponibilizado para quem quiser conhecer a nova sede do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), inaugurada na quinta-feira (14/8). A partir de uma parceria com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), uma linha especial estará à disposição no sábado (10h, 11h, 14h e 16h) e no domingo (10h). Com saídas do Paço Municipal, o ônibus leva os participantes até o 4º Distrito, onde permanece por meia hora antes de retornar ao ponto de embarque.