Festival de Cinema de Gramado começa hoje
Publicação:

O 42º Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira (8) e se estende até o dia 16, no Palácio dos Festivais. Ao longo da semana, uma programação intensa, com mostras competitivas, debates, mostras especiais, além da circulação de artistas, diretores e produtores brasileiros e estrangeiros agita a cidade. A Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), apresenta programação própria de debates e capacitações.
Essa edição do festival será, sem dúvida, uma das que apresenta maior diversidade e interesses estéticos e culturais. O Governo do Estadoorgulha-se em participar desse evento, afirma o secretario da Cultura do RS, Assis Brasil. As ações em Gramado consolidam um trabalho de governo que entende o Festival como uma das principais janelas para o mercado audiovisual gaúcho. A Secretaria de Estado da Cultura soma um investimento de mais de R$ 16 milhões no audiovisual gaúcho entre capacitação, realização de mostras e festivais e produções de curtas, medias e longas metragens.
O Iecine desenvolve em 2014 um projeto de internacionalização da produção do Rio Grande do Sul ao capacitar, gerar novos editais e abrir espaços de intercâmbio e exibição fora do Brasil. Gramado este ano contará com a presença de diretores e curadores dos principais festivais do mundo, assim como as entidades que são referência do cinema latino-americano, entendendo que o Brasil também faz parte deste novo momento.
Acredito em um festival mais ambicioso, que deseje ser referência na America Latina. Gramado tem história e potencial para isto e com a qualidade dos convidados deste ano iniciamos um caminho que nos levará a ser novamente o principal festival latino-americano, como já foi considerado, aposta Juan Zapata, diretor do Iecine.
O 42º Festival de Cinema de Gramado é uma realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Conta com Patrocínio Master da Petrobras, patrocínio de Oi e Stella Artois, copatrocínio do BNDES e do Banrisul e apoio especial da DUOCASA e Corsan. Apoio: Oi Futuro, Laghetto Hotéis, Nikon, Brocker, Stemac, CiaRio, O2, Caracol, Canal Brasil, TVCOM, RBS TV, Revista de Cinema e TVE. Planejamento cultural e produção da Um Cultural. Financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Outras informações, bem como a programação completa, estão no site www.festivaldegramado.net
Fonte: Clarissa Pont/Governo do Estado