Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Exposição “O Corpo na Linha de Borda” é inaugurada na CCMQ

Mostra coletiva reúne artistas curitibanos e propõe uma reflexão sobre memória, identidade e transformações corporais

Publicação:

Imagem de um bordado artístico feito com diversas texturas e fios coloridos. A cena central mostra uma figura feminina nua, sentada em uma cadeira de encosto alto com assento bordô. Ela se inclina para a frente, com as mãos e os pés tocando um fio de água azul que flui por uma pequena queda.
Obras exibidas se baseiam em práticas têxteis e articulam outras linguagens para analisar as fronteiras que nos unem e dividem - Foto: Shigueo Murakami/Divulgação Ascom CCMQ
Por Ascom CCMQ/Edição: Ascom Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com apoio institucional do Sesc, recebe no dia 18 de junho a exposição “O Corpo na Linha de Borda”. A mostra apresenta um trabalho coletivo que convida à reflexão sobre os limites do corpo, da mente e do espaço, reunindo obras de artistas de Curitiba que participaram da exposição homônima realizada no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) durante os anos de 2021 e 2022. O projeto, cuja parcela será exposta na CCMQ, se destaca pela partilha de processos criativos, nos quais o corpo se torna o fio condutor para a investigação de fronteiras pessoais, coletivas e artísticas.

“O Corpo na Linha de Borda” coloca o ser humano no centro da criação, entendendo-o como um espaço de transformação e de resistência. As obras são baseadas em práticas têxteis e articulam diversas linguagens para propor reflexões sobre as fronteiras que ao mesmo tempo separam e conectam os indivíduos, construindo uma relação intimista entre artista e público. Com foco no prazer, no silêncio, na dor, no cansaço, a exposição convida o público a viver o corpo como parte de um processo coletivo e contínuo de criação.

Durante a abertura da mostra, que inaugura às 18h, será realizada a ação coletiva de bordado “O Grande Pano”, onde a plateia será convidada a intervir em um objeto artístico que, ao longo de quatro anos, recebeu registros de mais de 70 pessoas. 

A exposição estará em cartaz até o dia 26 de outubro, no Espaço Marilene Bertonchelli, no térreo da CCMQ, com entrada gratuita.

Detalhe de uma peça de vestuário em tom bege, com bordado em linha vermelha e renda branca floral na altura da cintura. O foco está no braço de uma figura vestida com a peça, cuja manga é de tecido translúcido, também com bordado vermelho.
Aberta até o dia 26 de outubro, a mostra reflete sobre o espaço do ser humano na área da criação - Foto: Shigueo Murakami/Divulgação Ascom CCMQ
Uma série de atividades que exploram a ideia de experiência artística também integram a programação da mostra. Nos dias 17 e 18 de junho, os artistas Leila Alberti e Rafael Codognoto conduzem, juntos, as oficinas “Linha de Borda” e “Experiência em Escultura Mole”. No dia 17, acontece a oficina “Linha de Borda”, uma vivência têxtil que une bordado, costura e colagem como formas de escuta e expressão sensível. Já no dia 18, é a vez da “Experiência em Escultura Mole”, que propõe a criação coletiva de esculturas tridimensionais a partir de materiais reaproveitados, unindo arte, sustentabilidade e o meio ambiente. Para participar dessas atividades gratuitas, é necessário inscrição prévia por meio dos formulários disponíveis abaixo.

Imagem de um bordado artístico feito com diversas texturas e fios coloridos. A cena central mostra uma figura feminina nua, sentada em uma cadeira de encosto alto com assento bordô. Ela se inclina para a frente, com as mãos e os pés tocando um fio de água azul que flui por uma pequena queda.
A exposição é resultado de experiência coletiva que destaca as trocas e os atravessamentos subjetivos - Foto: Shigueo Murakami/Divulgação Ascom CCMQ

Sobre os Artistas

Os artistas Ana Beatriz Artigas, Bernardete Amorim, Claudia Lara, Efigênia Rolim, Giovana Casagrande, Gustavo Caboco, Leila Alberti, Luan Valloto, Lucilene Wapichana, Marília Diaz, Rafael Codognoto e Verônica Filipak integram um coletivo que se formou durante a pandemia a partir de encontros virtuais e partilhas criativas. Após o período das reuniões on-line, o grupo se reuniu presencialmente no MuMA, onde permaneceu por 10 dias em imersão em uma sala expositiva, ativada como lugar de escuta e presença. Essa experiência coletiva, marcada por trocas e atravessamentos subjetivos, resultou nas obras da exposição “O Corpo na Linha de Borda”.

O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata da Hyundai, Lojas Renner, EDP e Paraflu; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio e iSend; e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

Serviço

Abertura – Exposição “O Corpo na Linha de Borda”
Quando:
18 de junho (quarta-feira), às 18h
Onde: Espaço Marilene Bertonchelli, no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana
Entrada gratuita

Oficina – Linha de Borda: Bordado livre como prática criativa
Quando: 17 de junho (terça-feira), das 14h às 16h
Onde: Espaço Marilene Bertonchelli, térreo da CCMQ
Inscrições: Vagas limitadas, inscrições através do formulário

Oficina – Experiência em Escultura Mole: Prática de escultura têxtil
Quando: 18 de junho (quarta-feira), das 10h às 12h
Onde: Espaço Marilene Bertonchelli, térreo da CCMQ
Inscrições: Vagas limitadas, inscrições através do formulário 

Secretaria da Cultura