Exposição fotográfica “Conflito de 1923: Imagens históricas"
Publicação:

A Assembleia Legislativa, em parceria com o Museu Júlio de Castilhos, com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, e com o apoio do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, inaugura a exposição fotográfica “Conflito de 1923: Imagens históricas", no Solar dos Câmara, nesta quinta-feira(31/10), às 18h30min. A mostra assinala os 90 anos do episódio histórico rio-grandense, ocorrido no contexto da República Velha no Brasil.
As imagens destacam o episódio e personagens que participaram ativamente do conflito. Também haverá a exibição de um filme com cenas produzidas durante os acontecimentos. Na cerimônia de abertura, a direção do Museu Júlio de Castilhos doará à Assembleia Legislativa uma reprodução do retrato do marechal Câmara, o segundo morador e proprietário do Solar dos Câmara. A peça passará a integrar o acervo do casarão, e completará, junto com as fotografias do visconde de São Leopoldo de do professor Armando Câmara, as imagens dos principais moradores do Solar.
A exposição “Conflito de 1923: Imagens históricas" realiza um relato histórico do período em que o voto era declarado e vigoravam as acusações de violência, coerção e fraudes eleitorais Na época, opositores de Borges de Medeiros sublevaram-se em razão de sua reeleição ao cargo de presidente do Estado do Rio Grande do Sul, no pleito de 1922. Borges de Medeiros, herdeiro político do Republicanismo positivista de Júlio de Castilhos, com a nova eleição completaria 25 anos à frente do governo gaúcho. O candidato derrotado, Assis Brasil, liderou o movimento armado que durou dez meses e opôs os chamados Chimangos e Maragatos, partidários de Borges e de Assis Brasil, respectivamente. A paz foi selada com o Acordo de Pedras Altas, em que Borges de Medeiros comprometeu-se a governar até 1928 e, nesse intervalo, reformar a Constituição para suprimir a possibilidade de reeleição. A eleição seguinte seria vencida por Getúlio Vargas.
Serviço
Quando: Abertura 31/10/2013, às 18h30.
Onde: Sala de Jantar do Solar dos Câmara
Acesso: Rua Duque de Caxias, 968
Entrada franca
Visitação: de 1º a 8/11 - Entrada principal da Assembleia Legislativa