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Estado se prepara para Copa e terá recursos do BID

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Uma boa notícia agitou o setor do turismo gaúcho neste início de ano. Pela primeira vez, a Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento aprovou carta-consulta do Rio Grande do Sul para obter um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O projeto prevê empréstimo de US$ 27 milhões do BID e exige US$ 18 milhões em contrapartidas do governo estadual na promoção de ações para desenvolver o Corredor Turístico Grande Porto Alegre-Serra Gaúcha. A liberação dos recursos depende da entrega, até junho, do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para o Corredor.


Se o financiamento do BID ainda é uma expectativa, as obras para preparar o Estado para a Copa do Mundo de 2014 são uma realidade e movimentam a economia local. Levantamento da Secretaria Estadual de Turismo indica que 33 novos empreendimentos estão em construção, o que significará a oferta de aproximadamente três mil unidades habitacionais (UHs) e seis mil leitos. Os investimentos somam R$ 420 milhões.


Além disso, dos R$ 8 milhões que estão sendo aplicados na qualificação de profissionais ligados à área de turismo, R$ 6,9 milhões, resultado de um convênio com o Ministério do Turismo (MTUR), serão destinados a preparar cerca de 4,8 mil pessoas de Porto Alegre e do interior - taxistas, policiais, comerciários, frentistas, motoristas e cobradores de ônibus e guias - que vão trabalhar na linha de frente do atendimento aos turistas e torcedores que virão aos jogos no estádio Beira-Rio. As obras de infraestrutura, por sua vez, receberão aportes de R$ 4,8 milhões.


A expectativa de hospedar as seleções de futebol que vão disputar a Copa do Mundo é grande. Seis cidades gaúchas foram apontadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para receber os atletas e oferecer locais adequados para as equipes realizarem o treinamento. Estão no páreo Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha, todas na região serrana, além de Canoas, Lajeado e Viamão.

Representantes de duas seleções, da Alemanha e Japão, estiveram na região serrana para conhecer as instalações do Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos e do Hotel & SPA do Vinho, em Bento Gonçalves, e do Dall'onder Grande Hotel e Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. "Acredito que as visitas vão se intensificar com o início da Copa das Confederações, em junho, e depois do sorteio dos jogos, em dezembro, quando as seleções saberão os locais onde irão atuar", afirma o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante. A cidade, situada no Vale dos Vinhedos, é um dos principais destinos do enoturismo mundial, além de atrair um grande número de visitantes nas três feiras realizadas pelo setor moveleiro, que responde por 50% da arrecadação. Em 2012, Bento Gonçalves recebeu 677,9 mil turistas.


O objetivo da secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, é ver "o setor se transformar numa alavanca para gerar emprego e renda, além de elevar a auto-estima das comunidades. Um lugar só é bom para se visitar se for bom para quem mora lá", diz. Para chegar lá, encomendou à Fundação Getulio Vargas um levantamento da situação do segmento. O Plano Nacional de Turismo 2012-2015, acompanhado de um plano de marketing, alinha objetivos e ações a serem desenvolvidas.


As metas são ambiciosas: fazer com que o número de empresas do setor salte de 18,7 mil em 2012 para 21,2 mil em 2015, e o de empregos, de 250 mil para 354 mil. O Estado espera receber 5,5 milhões de desembarques domésticos em 2015 - foram 3,9 milhões em 2012 - e 545 mil internacionais (380 mil em 2012). Para isso, R$ 4,9 milhões estão sendo investidos em projetos de infraestrutura, com término previsto para março de 2014.


Ambiciosa é a meta traçada por Marta Rossi e seus dois sócios, o filho Marcus Vinícius e Eduardo Zorzanello: transformar a Marta Rossi & Sílvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos na maior empresa de eventos turísticos da América Latina até 2023. A empresa, fundada em 1989, organiza dois eventos em Gramado, na serra gaúcha, onde está sediada, além de outros terceirizados. A equipe fixa de 15 funcionários é reforçada com até 600 temporários na preparação do Festival de Turismo e da Chocofest.


Em sua 24ª edição, em novembro de 2012, o Festival de Turismo de Gramado recebeu 14 mil visitantes. Foram montados 400 estandes. "Representamos o Rio Grande do Sul em eventos importantes do turismo mundial, como a Feira de Madri, a maior do mundo", diz Sílvia. A Chocofest, criada para atrair turistas para Gramado em uma época de baixa procura, a da Páscoa, vai realizar sua 18ª edição em 2013.


A criação de um cronograma com cerca de 300 eventos anuais, transformou Gramado no principal destino da serra gaúcha. Em 2012, recebeu 5,7 milhões de turistas, 16,3% a mais do que em 2011. Apenas o Natal Luz, o principal da cidade, atraiu 1,4 milhão de pessoas. O turismo é a principal fonte de renda de Gramado. A atividade hoteleira respondeu por 47% dos R$ 92,5 milhões arrecadados em 2011. (JS)

 Fonte: Valor Econômico

 

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