Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Erick Maciel

Um homem branco de camisa azul sorri
Erick Maciel - Foto: -
Defensor da Política Nacional Cultura Viva e da cultura de modo amplo, participou da fundação da Rede RS de Pontos de Cultura. Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Bolsista do Euro-Latin America partnership in natural risk mitigation and protection of the Cultural Heritage (ELARCH) - ERASMUS MUNDUS. Tem formação em Administração, Direito e Produção Audiovisual. Mestre em Geomática - Tecnologias da Geoinformação e Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental. Especialista em Gestão Empresarial, em Gestão de Iniciativas Sociais, em Docência do Ensino Superior, em Gestão e Docência em EaD, em EaD 4.0, em Direito Civil, em Direito Civil e Processual Civil, em Direito Penal, em Direito Trabalhista, em Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação, em Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Marketing Digital Jurídico, entre outras.

Possui mais de 20 anos de experiência no Terceiro Setor e em gestão de equipes, administração, planejamento, gestão de projetos e treinamento, desenvolvimento e educação. 

Além das atividades de docência, atua como Produtor Cultural e Audiovisual, possuindo diversos projetos aprovados por Leis de Incentivo à Cultura e Seleções Públicas por edital. No audiovisual, possui registro na ANCINE. Produziu muitos vídeos experimentais para a consolidação do conhecimento adquirido na área. No audiovisual atua como produtor e diretor. Destaque para o curta-metragem (documentário) (IN)VISIBILIDADE: HISTÓRIAS REAIS, que proporcionou o PRÊMIO PINDORAMA 2023. É o Coordenador do UNIPAMPA ARTES. 

É Diretor Artístico da MOVI.SB (Mostra de Cinema e Vídeo de São Borja), mostra estudantil para a promoção do audiovisual em São Borja e região e Coprodutor e Diretor do curta-metragem O Banheiro do Louvre, filmado em São Borja. Coproduz o curta-metragem Maria do Carmo: de fandangueira a milagreira, pelo UNIPAMPA ARTES. Realizou palestra na Mostra de Cinema das Missões, com o tema Patrimônio Cultural e Cinema: usos criativos, possibilidades e limitações. Idealizador do projeto Cinema na Cidade. Desenvolve estudos e pesquisas em patrimônio cultural. 

Atua nas áreas de Cultura, Direito, Educação, Meio Ambiente e Negócios. Foi Vice-Presidente do Conselho de Cultura de Santana do Livramento/RS (2004-2005), Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santana do Livramento/RS (2005-2006), Conselheiro de Cultura de Caxias do Sul/RS (2014-2015) e Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Borja/RS (2023). Conselheiro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Borja/RS (2024-2025). Conselheiro do Conselho Municipal de Turismo de São Borja/RS (2024-2025). Conselheiro do Conselho Curador da UNIPAMPA (2015). Conselheiro do Conselho Universitário da UNIPAMPA (2022-2023). Conselheiro do Conselho de Campus da UNIPAMPA – São Borja. Membro da Comissão de Inovação e Empreendedorismo da UNIPAMPA – São Borja. Pesquisador do observatório de Políticas Públicas. 

Pesquisador do Grupo de Pesquisa Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais na Fronteira. Coordenador do Curso de História EaD/UAB/UNIPAMPA. Membro da Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares da UNIPAMPA. Membro da Comissão Permanente de Promoção da Cultura de Paz da UNIPAMPA. Embaixador do Instituto de Economia e Paz (IEP). Coordenador Técnico do Eixo Justiça e Segurança da Vida no Fórum de Universidades pela Paz.

Secretaria da Cultura