Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana firma parceria com Petrobras até 2027

Visando fortalecer programação cultural gratuita, patrocínio chega em meio às comemorações de 35 anos da CCMQ

Publicação:

Vista aérea de um corredor estreito entre prédios históricos, lotado de pessoas assistindo a um show noturno ao ar livre, com iluminação colorida e cordões de luzes suspensas.
Início de patrocínio coincide com a comemoração dos 35 anos da CCMQ, em setembro - Foto: Thiele Elissa/Divulgação CCMQ
Por Ascom CCMQ/Edição: Ascom Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), anuncia a entrada da Petrobras como sua nova patrocinadora, por meio do Programa Petrobras Cultural. Contemplada na categoria “Ícones da cultura brasileira” da Seleção Pública Novos Eixos, a instituição firmou o contrato no início deste mês. Viabilizado via Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), o patrocínio integra o Plano Bianual da Casa e terá vigência de agosto de 2025 a julho de 2027, com um investimento total de R$ 3,2 milhões pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O valor corresponde a mais de 50% dos recursos necessários para executar o plano, garantindo a manutenção de diversas atividades culturais gratuitas.

Entre as ações previstas para os próximos dois anos da CCMQ, estão exposições de artes visuais, apresentações musicais e de artes cênicas, feiras e editais de economia criativa, atividades literárias, programação radiofônica, visitas mediadas, eventos multiculturais e iniciativas de formação. Além disso, os recursos disponibilizados pelos patrocinadores possibilitam a contratação de mais de 40 profissionais regulares, em áreas como comunicação, educativo, produção de artes, de eventos e de teatros, equipes técnicas e de acessibilidade. 

Neste ano, a parceria com a Petrobras coincide com a comemoração dos 35 anos da Casa de Cultura, celebrados em setembro. Para a diretora da CCMQ, Germana Konrath, o valor recebido da Petrobras, mediante entregas e contrapartidas, “garante que a Casa siga sendo este espaço cada vez mais vivo, contemplando tanto formação quanto fruição artística, cuidando do seu patrimônio material e imaterial e acolhendo os mais diversos públicos, de forma inclusiva e democrática”. 

Segundo ela, esse novo patrocínio se soma aos já firmados anteriormente e permite que a instituição avance em experimentações e qualificação artística, atuando fortemente na educação e na profissionalização dos setores, além de disponibilizar espaços, equipamentos e equipes técnicas para que cada atividade possibilite a melhor experiência estética possível a toda a comunidade.

Sobre a patrocinadora

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

Secretaria da Cultura