Casa de Cultura Mario Quintana firma parceria com Petrobras até 2027
Visando fortalecer programação cultural gratuita, patrocínio chega em meio às comemorações de 35 anos da CCMQ
Publicação:

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), anuncia a entrada da Petrobras como sua nova patrocinadora, por meio do Programa Petrobras Cultural. Contemplada na categoria “Ícones da cultura brasileira” da Seleção Pública Novos Eixos, a instituição firmou o contrato no início deste mês. Viabilizado via Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), o patrocínio integra o Plano Bianual da Casa e terá vigência de agosto de 2025 a julho de 2027, com um investimento total de R$ 3,2 milhões pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O valor corresponde a mais de 50% dos recursos necessários para executar o plano, garantindo a manutenção de diversas atividades culturais gratuitas.
Entre as ações previstas para os próximos dois anos da CCMQ, estão exposições de artes visuais, apresentações musicais e de artes cênicas, feiras e editais de economia criativa, atividades literárias, programação radiofônica, visitas mediadas, eventos multiculturais e iniciativas de formação. Além disso, os recursos disponibilizados pelos patrocinadores possibilitam a contratação de mais de 40 profissionais regulares, em áreas como comunicação, educativo, produção de artes, de eventos e de teatros, equipes técnicas e de acessibilidade.
Neste ano, a parceria com a Petrobras coincide com a comemoração dos 35 anos da Casa de Cultura, celebrados em setembro. Para a diretora da CCMQ, Germana Konrath, o valor recebido da Petrobras, mediante entregas e contrapartidas, “garante que a Casa siga sendo este espaço cada vez mais vivo, contemplando tanto formação quanto fruição artística, cuidando do seu patrimônio material e imaterial e acolhendo os mais diversos públicos, de forma inclusiva e democrática”.
Segundo ela, esse novo patrocínio se soma aos já firmados anteriormente e permite que a instituição avance em experimentações e qualificação artística, atuando fortemente na educação e na profissionalização dos setores, além de disponibilizar espaços, equipamentos e equipes técnicas para que cada atividade possibilite a melhor experiência estética possível a toda a comunidade.
Sobre a patrocinadora
A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.