Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Carmen Lúcia S. de Oliveira (Mãe Carmen)

Uma mulher negra está vestida com traje de religião afro-brasileira na cor branca
Mãe Carmen - Foto: -
Formada em Psicologia pela ULBRA Guaíba e com experiência na docência na faculdade Anhanguera, também atende na psicologia e no projeto Apoiar USP. Ela possui uma sólida formação em Políticas Internacionais de Base Comunitária pela FLACSO e se destaca não apenas como psicóloga, mas também como escritora e uma importante articuladora cultural.

Mãe Carmem é herdeira do legado deixado por sua mãe na Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá - Assobecaty, onde assumiu como yalorixá oficial. Este legado não se restringe ao sagrado, mas engloba uma rica engrenagem cultural e social. Sua luta para fazer a roda andar resultou no reconhecimento da Assobecaty como o primeiro ponto de cultura de Matriz Africana no estado, em 2012, pela Secretaria de Estado da Cultura. Em 2018, a iniciativa recebeu a chancela do Ministério da Cultura como Pontão de Cultura. Com o passar dos anos, houve um desenvolvimento significativo, e hoje é reconhecido como um Pontão de Formação RS, desenvolvendo o Projeto Ponto A Ponto Tecendo as Culturas Gaúchas.

Atuou no Comitê Gestor da Política Estadual Cultura Viva. Atualmente Mãe Carmem é membro ativo do Pontão de Cultura Ilê Axé Cultural - Assobecaty e integra tanto a Rede RS de Pontos de Cultura quanto a Rede Guaíba de Pontos de Cultura.

No âmbito nacional, Mãe Carmem participa da Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC), onde atua na executiva e compõe a Subcomissão de Memória e Patrimônio. Ela também é parte da Comissão de Certificação dos Pontos de Cultura (SCDC), promovendo a valorização e reconhecimento das iniciativas culturais.

Além disso, Mãe Carmem é integrante do Comitê Consultivo do Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Sua dedicação à cultura é evidenciada por seu papel como Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura, onde continua a promover e fortalecer a diversidade cultural do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Secretaria da Cultura