Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Biblioteca Pública do Estado

Biblioteca Pública do Estado
Biblioteca Pública do Estado

Criada pela Lei n° 724 de 14 de abril de 1871, a instituição cultural ganhou importância tanto pelo seu acervo valioso quanto pelo seu prédio - uma das mais belas edificações do Rio Grande do Sul - tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Nacional.  Mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos, digitais, virtuais, bem como acervo em Braille e em áudio.

A Biblioteca possui uma coleção de 240.000 volumes que representam o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da Memória Sul-Rio-Grandense e de imensurável representatividade junto à Memória Nacional pela exclusividade dos títulos de monografias desde o Século XVI e periódicos gaúchos do Século XIX, dentre outros.

Instalada desde 1912 na Praça da Matriz, onde se localiza o Sítio Histórico reconhecido como centro representativo da vida do Estado, a Biblioteca coloca-se para todo o país e até para o mundo como a referência mais importante da Historiografia e da Cultura Gaúchas dos séculos XIX e XX.  Possui um setor específico com acervo sobre tudo o que diz respeito ao Estado do RS: sua literatura, política, artes, personalidades, história dos municípios, folclore, geografia, história, meio ambiente.

A Coleção de Obras Raras da Biblioteca Pública do estado do Rio Grande do Sul é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a Pharsalia, de Lucanus, de 1519 e edições primorosas de La Divina Comedia, de Dante Alighieri, editada em 1921 por Conrado Ricci em edição restrita a mil exemplares e de Os Lusíadas, de Camões. na edição comemorativa de 1819 que tem alto valor por sua reduzida edição de doze exemplares em pergaminho, entre outras obras.

Mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos, digitais, virtuais, bem como acervo em Braille e em áudio.

Além da leitura e da pesquisa no local, oferece empréstimo domiciliar de parte do acervo, orientação à pesquisa bibliográfica, levantamentos bibliográficos, visitas guiadas.

A Biblioteca Pública do Estado também oferece uma ampla programação cultural, entre lançamentos de livros, palestras, oficinas, feiras, recitais, shows e atividades com escritores e sobre literatura, promovidas pelo Clube de Leitura da biblioteca.

Diretora: Morganah Marcon

 

Locais

Secretaria da Cultura