Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública do Estado

Biblioteca Pública do Estado
Biblioteca Pública do Estado

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), criada pela Lei n° 724, de 14 de abril de 1871, ganhou importância tanto por seu acervo valioso como por seu imponente prédio - que começou a ser construído em 1912 - uma das mais belas edificações do RS - tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos, digitais e virtuais, bem como acervo em Braille e em áudio.

A BPE conta com uma coleção de 140 mil volumes que representam o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da Memória Sul-Rio-Grandense e de imensurável representatividade junto à Memória Nacional, pela exclusividade dos títulos de monografias, desde o Século XVI, e pelos periódicos gaúchos do Século XIX, dentre outros.

A Instituição coloca-se para todo o país, e até para o mundo, como uma das referência mais importantes da Historiografia e da Cultura Gaúcha dos séculos XIX e XX.  Possui um setor específico com acervo sobre tudo o que diz respeito ao Estado do RS: literatura, política, artes, personalidades, história dos municípios, folclore, geografia, história e meio ambiente.

 A Coleção de Obras Raras tem como destaques Pharsalia, de Lucanus, de 1519, e as edições de La Divina Comedia, de Dante Alighieri, editada em 1921, por Conrado Ricci, e de Os Lusíadas, de Camões, entre outras.

A BPE também oferece uma ampla programação cultural, com lançamentos de livros, palestras, oficinas, feiras, recitais, shows e atividades com escritores e sobre literatura, promovidas pelo Clube de Leitura da Biblioteca. Oferece, ainda, empréstimo domiciliar de parte do acervo, orientação à pesquisa bibliográfica, levantamentos bibliográficos e visitas guiadas.

Diretora: Ana Maria de Souza

Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h

 

Locais

Secretaria da Cultura