Artigo - É Tempo de Vindima!
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“O vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente a uma agradável alegria.” Sócrates [470 – 399 a.C.]
Os meses de janeiro e fevereiro marcam um importante momento para o Rio Grande do Sul – é tempo de vindima (colheita da uva). Depois de um longo ano, chega a hora das grandes vinícolas e dos pequenos produtores colherem os frutos do seu trabalho. Além de ser um importante marco para o desenvolvimento agrário da região, do Estado e da Nação, é, também, um período propício para o turismo. Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, por exemplo, tem neste período do ano o maior fluxo de pessoas e, para 2014, espera mais de 70 mil turistas durante a vindima. Os tempos de vindima são tempos de festa, pois comemoramos a boa safra, e, no Rio Grande do Sul, as festas são um importante produto. Somos um Estado famoso e reconhecido por ser palco de grandes eventos que acontecem o ano todo. Isso é nosso. Somos um povo festeiro que se orgulha da sua tradição e diversidade.
Dos menores eventos aos de maior porte, caso da Festa da Uva, que é uma das maior festas do Brasil, os visitantes e os gaúchos compartilham experiências, costumes e legitimam, cada vez mais, o Rio Grande do Sul como um Grande Destino.A celebração da colheita das uvas em festas populares é um atrativo que valoriza o enoturismo nas regiões produtoras de uva e vinho, algo que fomenta a economia e o turismo, atraindo visitantes de várias partes do mundo.
O Plano de Marketing do Turismo do RS (2012-2015), construído pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur/RS), aponta entre suas prioridades a promoção do enoturismo no Estado. Com as principais vinícolas do Brasil aqui e diversos rótulos premiados internacionalmente, com destaque para os espumantes, nosso Estado oferece ótimas opções de gastronomia e entretenimento, com destaque para visitas guiadas a vinícolas e degustações. Validam este cenário, os dados da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), que indicam um aumento no setor de enoturismo de 400% na visitação de turistas nos últimos 10 anos.
Para 2014, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o setor vitivinícola projeta uma safra de 700 milhões de quilos de uva, o que representa um aumento de 14,6% em relação a safra anterior. Houve um crescimento na área de plantio, que resultou no aumento da produção. Estes dados colocam, mais uma vez, a agricultura familiar e o turismo como motores de um avanço econômico e social.
Um rótulo envolvendo uma garrafa de vinho não representa apenas um produto comercial, ele celebra uma identidade, a nossa identidade. Dos tempos de Dionísio, Deus grego do vinho, aos dias de hoje, esta bebida é coberta de significados. No nosso Estado, ela traz a tradição de um povo que trabalha com paixão, cultiva e colhe bons frutos revestidos de futuro.
Abgail Pereira, Secretária do Turismo