Arquivo Histórico exibe documentos originais com temas históricos de agosto
Publicação:

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, sediado no Memorial do RS, promove exposição de documentos originais do seu acervo relacionados a contextos e assuntos importantes da história gaúcha. O projeto "Mês a Mês na História", que revela marcos e movimentos da nossa história a cada mês, iniciou em julho e segue até dezembro deste ano no primeiro andar do Memorial, com entrada franca. A edição de agosto inicia na próxima terça-feira (1°) e segue até o dia 30, destacando temas como o suicídio de Getúlio Vargas e a Campanha da Legalidade.
Mês a Mês na História
O projeto busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias através da exposição de documentos com conteúdos de interesse do público, que trazem um conhecimento inestimável sobre a história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna essa documentação invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.
Documentos expostos em agosto:
- 18 de agosto de 1878: Captura e prisão dos escravos José, Amâncio e Leopoldino, registrada no Auto de perguntas da Delegacia de Polícia de Cruz Alta.
- 18 de agosto – Dia Nacional do Patrimônio Histórico:
Fotografias de Ferrari de um dos portões do Palácio Piratini, do primitivo projeto do Palácio, fotografia de Calegari da Praça da Matriz, tendo ao fundo a antiga catedral e fotografia de uma das sedes do Arquivo Histórico, na Rua André Puente.
- 23 de agosto de 1895: Assinada a paz que sela o final da Revolução Federalista, mais conhecida como a Revolução da Degola. Morreram mais de dez mil pessoas no conflito. Será exposta uma fotografia com um grupo de Maragatos liderados por Gumercindo Saraiva.
- 24 de agosto de 1954 - Suicídio do Presidente Getúlio Vargas:
Serão expostos documentos de dois acervos adquiridos: Arquivo Privado João Neves da Fontoura e Coleção Pedro Correa do Lago.
- 25 de agosto de 1961 – Renúncia do Presidente Jânio Quadros e resistências à posse do Vice, João Goulart, deflagram a Campanha da Legalidade, liderada no Rio Grande do Sul pelo seu Governador Leonel Brizola. Serão expostos dois documentos. O primeiro mostrará folheto da campanha de Peracchi Barcelos a Governador, atacando seu adversário Brizola, dois anos antes da Legalidade. O segundo, a mensagem do Marechal Henrique Teixeira Lott em apoio ao movimento da Legalidade.