Alessandra Carvalho da Motta
Tem experiência profissional na área da dança, produção de eventos, avaliação e apresentação de festivais de música e dança, atua como painelista e palestrante nos temas: folclore, tradição, memória, patrimônio cultural e economia da cultura.
Tem formação na área jurídica e experiência na área administrativa.
Lecionou balé clássico, jazz e sapateado americano por mais de 20 anos.
No Movimento Tradicionalista Gaúcho, dentre outros, participou de concursos de prendas, somando os títulos de prenda Estudantil, prenda do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha de Cachoeira do Sul, prenda do CTG José Bonifácio Gomes, da 5a Região Tradicionalista e, por fim, 1ª Prenda do RS. Foi conselheira do MTG, atuou na criação do Departamento Jovem do MTG. Como palestrante participou do IV Congresso Tradicionalista do Paraná, foi revisora no Encontro Estadual para estudos da Carta de Princípios e Diretora do Departamento Cultural da 1ª RT.
Participou da comissão organizadora da Vigília do Canto Gaúcho em várias edições. Foi avaliadora convidada pela direção do IGTF (Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore) no FEGART (Festival Gaúcho de Arte e Tradição). Avaliou o FEGAES (Festival Gaúcho Estudantil).
Tem formação em Direito pela PUC/RS, concluiu o curso de Preparação para a Carreira do MP/RS na Escola Superior do Ministério Público do RS. Cursou Especialização em Ciência Penais na UFRGS.
É especialista em Gestão Pública e em História da Cultura no Brasil.
Foi Vice-presidente da Comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi, Conselheira de Cultura do RS, Gestão 2015-2017 e Gestão 2023-2025, exercendo, atualmente, a Presidência do CEC/RS.
Foi membro do Colegiado Setorial de Dança do RS e membro Suplente do Colegiado Setorial de Culturas Populares do RS.
Em 2020 foi Patrona dos Festejos Farroupilhas do RS.
É membro da Comissão Gaúcha de Folclore, agraciada com a Medalha Lilian Argentina.
É comissária pela região sul na Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), atuando no Patrimônio Cultural Imaterial.
Exerceu a advocacia, hoje é Servidora Pública Federal no TRF4R, no cargo de supervisora do Setor de Memória e Museu.