A força do Pampa Gaúcho nas estâncias de Bagé
Publicação:

Uma cidade histórica, na região turística do Pampa Gaúcho, que tem na sua essência as tradições do Rio Grande do Sul. Em Bagé, a paisagem campeira, com lindas estâncias e antigas construções atraem turistas de todo o país. O Centro Histórico Vila de Santa Thereza, por exemplo, é um dos principais destinos do município.
O local tem grande importância na história da cidade, principalmente no início século XX, quando abrigava cerca de 800 pessoas. Construída no entorno da charqueada Santa Thereza, a vila acolhia os trabalhadores das fábricas e estâncias próximas, oferecendo casas de material, energia elétrica e assistência médica.
O Museu Dom Diogo de Souza é outro destaque na cidade com um acervo superior a duas mil obras. São peças de vestuário, objetos pessoais, utensílios domésticos e fotografias. Ao longo da semana, o espaço está aberto durante o período da manhã e tarde. Nos finais de semana, abre a partir das 14h.
O município ainda possui atrativos culturais, como o Instituto Municipal de Belas Artes. O Imba teve sua construção concluída em 1929 e conta com uma bela arquitetura. No espaço, são 14 cursos instrumentais disponíveis, incluindo bateria, violino, gaita, piano, saxofone e flauta. Ballet e Jazz também podem ser praticados no nostálgico ambiente. Além do Instituto, a Casa de Cultura Pedro Wayne também é muito visitada com ampla e diversa oferta de obras de arte e eventos.
DISTÂNCIA DA CAPITAL
Bagé está a 374 quilômetros de Porto Alegre e, partindo da capital, o principal acesso é pelas rodovias BR-293 e RS-153. A cidade possui sete locais para hospedagem, entre hotéis e pousadas.