Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

A cultura africana yorubá em espetáculo e oficinas gratuitas de percussão e dança

Publicação:

Nas celebrações da Semana da Consciência Negra, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) sediará, de 18 a 20 de novembro (segunda a quarta), Àkokò Àwò Dúdú, evento composto por duas oficinas – Percussão e Dança Tradicional da Cultura Yorubá – com o professor nigeriano Ìdòwú Akínrúlí e uma apresentação de “Agbo Yorubá”, do grupo ÌBEJÌ. Todas as atividades ocorrem à noite e têm entrada franca, estando abertas as inscrições para as oficinas, até o dia 16 de novembro, pelo e-mail akokoawodudu@gmail.com.

foto da Apresentação Ibeji. Idowu Akinruli

Viajar pelas matrizes culturais do povo Yorùbá, sua arte genuína e o modo de ser africano é a proposta do evento, direcionado a crianças, jovens, educadores, afrodescendentes e demais interessados. Tendo em vista as comemorações do 20 de Novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra e tudo o que representa a vinda dos africanos às terras brasileiras, o Grupo ÌBEJÌ desenvolveu um repertório específico para apresentar uma leitura de sua interpretação sobre este fato histórico que reverbera até hoje.  Dentro do espetáculo “Agbo Yorùbá Palco Yorùbá” composto de música e dança, fala sobre os aspetos de paz e guerra que permeiam a vinda dos negros, evidenciando o quanto é necessário apostarmos em atitudes de paz para gerar um mundo melhor. No palco, outras músicas relativas ao universo festivo, cotidiano e cultural Yorùbá.

O Grupo ÌBEJÌ atua na promoção e divulgação da cultura africana, principalmente no que tange às artes cultivadas na matriz étnica Yorùbá. É coordenado e dirigido pelo músico Ìdòwú Akínrúlí, percussionista e dançarino profissional nigeriano com bagagem artística respeitada em seu país de origem, num somatório de atuações enquanto percussionista, baterista, dançarino e professor dessas áreas. Desde sua chegada no Brasil, em 2010, se dedica à realização de ações culturais com o propósito de difundir, esclarecer e promover iniciativas que fomentam as artes de matriz Yorùbá. Assim, desde março de 2012 o ÌBEJÌ realiza seus ensaios e neste mesmo ano fez uma série de apresentações.

 

 

Serviço:

Dias:

18 (segunda) – Oficina de Percussão, Ritmos Tradicionais da Cultura Yoruba – das 19h às 22h.

19 (terça) - Oficina de Dança Africana (Bata Dance) – 19h às 22h.

20 (quarta) - Apresentação do Grupo ÌBEJÌ – das 20h às 22h.

Inscrições para as oficinas: Até o dia 16 de novembro, pelo email akokoawodudu@gmail.com

Informações: (51)8162.0852.

Entrada franca.

 

Texto: Asscom CCMQ

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura