The Beautiful Game : O Reino da Camisa Canarinho no Memorial do RS
Publicação:

Exposição sobre Arte e Futebol que vai ter como centro a história da criação plástica da Camisa Canarinho, o famoso uniforme da Seleção Brasileira.
Na exposição que entra em cartaz no próximo dia 10 de junho serão mostrados os – jamais exibidos – esboços originais que Aldyr Schlee utilizou como estudos para o seu desenho do uniforme da Seleção Brasileira, cujo concurso de escolha ele venceu, em dezembro de 1953. O Concurso foi organizado pelo jornal carioca Correio da Manhã e pela então Confederação Brasileira de Desportos – CBD.
Também haverá na exposição jornais e revistas de época (originais e fac-similes) que abordaram a questão do novo uniforme.
Entre outros, haverá também desenhos (originais e fac-similes) de imprensa feitos por Aldyr Garcia Schlee, bem como outros trabalhos seus relacionados ao futebol.
A Camisa Canarinho foi apresentada oficialmente em grande festa, no Maracanã, na tarde de 20 de janeiro de 1954. A denominação da camisa – ou do uniforme – é creditada pela maioria das fontes aos narrador Geraldo José de Almeida, ao ver a Seleção jogar pela primeira vez no Brasil com o novo uniforme, no Maracanã, nas eliminatórias da Copa de 1954.
A mostra apresentará um livro que vai contar, pela primeira vez, a história completa do processo da escolha da Camisa Canarinho.
O livro e a curadoria da mostra é de autoria do pesquisador José Francisco Alves.
O Local da Exposição
A exposição tem como sede o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul - MDHM, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, e ocupará o mais privilegiado espaço do prédio, com acesso direto pela Praça da Alfândega, a mais importante praça do Centro Histórico da capital gaúcha.
O imponente edifício em que se encontra o MDHM completou 100 anos este ano e foi construído para abrigar a central local dos Correios e Telégrafos. Em 2000, foi reciclado e passou a chamar-se Memorial do Rio Grande do Sul.
O MDHM foi inaugurado em abril deste ano e busca articular o conjunto das demandas dos direitos humanos no âmbito da construção de uma cultura de paz e tolerância. Em especial, abriga documentos e obras de arte sobre a memória política recente relacionada à resistência contra as ditaduras militares do Cone-Sul.
Serviço:
Local: Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, localizado no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul - Praça da Alfândega, Porto Alegre-RS, Brasil
Inauguração : 10 de junho de 2014, às 19h (até 15 de julho)
Exposição apresentada pelo Ministério da Cultura – Programa Oficial de Cultura para a Copa do Mundo 2014