Teatro de Arena

O Teatro de Arena, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), localiza-se nos Altos do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico de Porto Alegre. Fundado pelo Grupo de Teatro Independente, então composto por Jairo de Andrade, Araci Esteves, Alba Rosa, Câncio Vargas, Hamilton Braga e Edwiga Falej, foi inaugurado em 17 de outubro de 1967, com a peça “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. O Arena atuou como um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar (1964-1985).
Desde 1991, o teatro abriga o Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas (Espaço Sonia Duro). Seu acervo conta com textos oriundos do Departamento de Censura da Polícia Federal, com 2.100 textos dramáticos, de autores nacionais e estrangeiros, adultos e infantis, livros de artes cênicas e uma videoteca com o Projeto Memória Viva - idealizado por Dilmar Messias, no final da década de 1980, com o objetivo de organizar e registrar em vídeo o depoimento de figuras representativas na área das artes cênicas, ampliando, assim, a memória artística do Rio Grande do Sul. A instituição está voltada a projetos variados, que contemplam teatro, dança e música.
Produtores culturais interessados em realizar atividades artísticas no Arena devem enviar e-mail para: teatroarenars@gmail.com
Visitas e agendamentos:
Visitas podem ser agendadas pelo e-mail da instituição: teatrodearenars@gmail.com
Diretora: Gabriela Munhoz
Locais
-
Av. Borges de Medeiros, 835 - Escadaria do Viaduto da Borges
Porto Alegre - RS - Brasil
90020-025
Horários de atendimento: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h - sábados e domingos quando há espetáculos I Espaço Sônia Duro das 12h às 18h.
Fone: (51) 3226 0242
E-mail: teatroarenars@gmail.com
URL: https://teatrodearena.poa.br/
Facebook: www.facebook.com/TeatroDeArenaRS
Instagram: www.instagram.com/teatrodearena/