Setur promove o Rio Grande do Sul no mercado turístico espanhol
Publicação:
A Secretaria do Turismo (Setur), representada pelo secretário adjunto, Márcio Cabral, participou da Feira Internacional do Turismo (Fitur) e do Go to Brasil, em Madri, na Espanha, nesta última semana. Com a assessora do departamento de Promoção e Marketing, Izabel Vieira, o secretário acompanhou as atividades no estande brasileiro da principal feira de turismo do país europeu.
O encontro reuniu uma comitiva de autoridades brasileiras envolvidas com a realização do maior evento futebolístico do mundo. Para Márcio Cabral, o Rio Grande do Sul, além de realizar importantes trocas e experiências com o trade turístico internacional, o evento proporciona que o Estado ganhe visibilidade fora país. “Além de fazer contato com as novas tendências do setor foi uma excelente oportunidade para promover nossos destinos e produtos num mercado cada vez mais interessado no Brasil”.
A participação gaúcha na Fitur integrou as atividades da Semana do Brasil na Espanha e contou com ações promocionais para a Copa do Mundo FIFA 2014. Houve divulgação da culinária brasileira no Madrid Fusión, maior evento de gastronomia do mundo, com destaque para a degustação de pratos típicos de diversas regiões do Brasil, realizado no Mercado de San Antón.
O Goal To Brasil, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que já percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires - onde o RS foi o Estado anfitrião -, Paris e Lisboa e que nesta edição se encontra em Madri, na Espanha, tem o objetivo de promover as cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Também participaram das atividades, a empresária e conselheira da pasta do turismo, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS), Marta Rossi e a Secretaria Municipal Turismo de Porto Alegre, representada por Julia Lima. Mercado Espanhol.
Em 2011, a Espanha passou de 10º para 9º maior emissor de turistas para o Brasil, com 190.392. O número representa um aumento de 6% comparado ao ano anterior. Segundo a Embratur, os principais motivos de viagem são negócios e eventos (32,4%) e lazer (30,2%).