Secretário inaugura nova sede do CDE em Bagé
Publicação:

Na tarde dessa segunda-feira (09) o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, inaugurou a nova sede do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) Odessa Macedo, na cidade de Bagé.
No inicio de 2011 a instituição passou por sérias dificuldades financeiras e graças a uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura municipal de Bagé foi possível manter o trabalho de arte-educação desenvolvido pelo CDE Odessa Macedo, que agora recebe uma nova sede.
Assis Brasil falou sobre a importância de aprender para desenvolver a arte e a criatividade. “Toda e qualquer escola é uma arte de civilização e transformação. Fico feliz ao ver a concretização do encontro de vontades políticas para manter o CDE. Além de todas as razões há também o fato de Bagé ser um difusor de cultura”, completou.
O prefeito Dudu Colombo ressaltou a relação construtiva entre a comunidade de Bagé e o Governo do Estado. “Que tenhamos sempre a serenidade de trabalhar de forma articulada pela valorização da cultura e pela democratização do acesso a ela”, finalizou.
A solenidade contou ainda com a presença do novo secretário municipal de cultura, Silvio Machado, da diretora do CDE Rita Gomes, familiares de Odessa Macedo e da fundadora da escola de arte, Marilu Teixeira.
MACRS itinerante
A agenda do secretário Assis Brasil em Bagé começou com a visita ao Espaço Cultural Da Maya que recebe a mostra A Medida do Gesto – Um Panorama do Acervo do MAC/RS, que recentemente ganhou o Prêmio Especial do Júri do 7º Açorianos de Artes Plásticas, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. A mostra é uma realização conjunta do projeto Arte Sesc – Cultura por Toda Parte e do Museu da Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS).
Bagé é o segundo município do Estado a receber a exposição que apresenta um panorama do acervo do MAC/RS, criada visando fundamentar e discutir, em termos teóricos e práticos, a atuação do profissional em artes visuais, e difundir a arte contemporânea brasileira. Após, a mostra segue para o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, em Passo Fundo. A itinerância é resultante da parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Cultura e o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc
Da ficção para o real
No final do dia Assis Brasil visitou a cidade Cenográfica de Santa Fé, construída para ser o cenário do filme O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim, baseado no livro de Erico Veríssimo e que tem estreia nacional na última semana de setembro. “Estou encantado por ver materializado no pampa o pedaço de uma obra que simboliza o próprio Rio Grande do Sul. Erico Veríssimo gostaria de ver isto aqui” O secretário também se disse surpreso pela qualidade cenográfica da construção.
A prefeitura de Bagé vai usar o espaço para atividades culturais e turísticas. No domingo ( 08) o local foi palco da 1ª Tertúlia Livre com a presença de duas mil pessoas.