Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretaria da Cultura premia vencedores do Desafio Literário 2026

Competição que estimula e valoriza a produção escrita ocorreu durante a Feira do Livro de Porto Alegre

Publicação:

Fotografia quadrada, tirada de cima, de uma sala ampla e clara com grandes janelas de madeira por onde entra luz do dia. Cerca de quinze pessoas estão sentadas em volta de mesas de madeira dispostas em formato de U, todas inclinadas sobre folhas de papel em branco, escrevendo à mão. Algumas seguram canetas, outras apoiam a cabeça na mão enquanto pensam. Os participantes são adultos de idades variadas, com roupas casuais de várias cores, como camisetas vermelha, rosa, amarela e azul. Ao fundo, há suportes de microfone junto à parede.
Escritores participaram em 4 categorias, sendo elas Miniconto, Poetrix, Poema Livre e Narrativa Curta - Foto: Divulgação IEL
Por ASCOM SEDAC

Na noite de terça-feira (3/11), ocorreu o evento de premiação do Desafio Literário 2026, competição de criação literária organizada pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL). A cerimônia foi na sede da instituição, no bairro Independência, em Porto Alegre (RS).

A iniciativa, que integra a programação da 72ᵃ Feira do Livro da capital, envolveu a produção de textos literários ao longo de três dias (31/10, 1º e 2/11), nas categorias Miniconto, Poetrix, Poema Livre e Narrativa Curta, cada fase sendo eliminatória. Na edição deste ano, cujas inscrições foram realizadas entre 9 e 28 de outubro, participaram 21 concorrentes, dos quais 13 foram aprovados para o segundo dia de competição e 12 para o terceiro dia.

Além do anúncio dos três primeiros colocados e da entrega de certificado aos vencedores, a cerimônia de premiação contou com um sarau, no qual foram lidos trechos da produção dos participantes finalistas. A diretora do Departamento de Livro, Leitura e Literatura (DLLL) da Sedac, Ana Maria de Souza, esteve presente no evento.

Fotografia quadrada de três pessoas em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera dentro de uma sala de paredes claras e piso de madeira. À esquerda, um homem de cabelo grisalho curto e óculos de armação escura veste camisa polo roxa e calça bege. No centro, uma mulher de cabelo grisalho e cacheado, com óculos de armação clara, usa blusa verde, colar de contas coloridas e saia mostarda, e segura um papel branco junto ao corpo. À direita, um homem careca, de óculos e barba, veste camisa preta de mangas dobradas e calça bege. Ao fundo, aparecem uma janela de madeira branca e um banner branco com um logotipo em preto e amarelo. Cadeiras pretas estão no canto direito.
Da esquerda para a direita, Anderson, Karla (representando Vera) e Éderson, os três primeiros colocados do Desafio Literário - Foto: Divulgação IEL
Os vencedores do Desafio Literário 2026 são:

1ᵒ lugar: Éderson de Oliveira Cabral

2ᵒ lugar: Anderson Cavalheiro Müller

3ᵒ lugar: Vera Lucia Spacil Raddatz (representada na cerimônia por Karla Muller)

A Comissão Julgadora deste ano foi composta por Bruna Tessuto, Rafael Gloria e Tiago Maria. Bruna possui formação em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi vencedora do Prêmio Minuano de Literatura 2025 com o livro “Até que o divórcio vos reúna”. Fundador e editor do Nonada Jornalismo, Gloria é mestre em Comunicação pela UFRGS e ministra cursos de jornalismo cultural e escrita criativa. Com formação em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Tiago Maria atua como professor da rede pública e agente cultural, além de integrar o Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre (CEN). 

Sobre o Desafio Literário

Realizado durante a Feira do Livro desde 2016, o Desafio Literário tem como objetivo estimular e valorizar a produção escrita. Durante a competição, os participantes produzem textos em diferentes gêneros literários, abordando temas sorteados momentos antes do início de cada etapa. No formato atual do Desafio, há quatro fases distribuídas em três dias: Miniconto e Poetrix (1° dia), Poema Livre (2° dia) e Narrativa Curta – Conto ou Crônica (3° dia). As criações são avaliadas pela Comissão Julgadora e, a cada avaliação, são classificados os candidatos que obtiverem a nota de corte, estando aptos a continuarem na competição no dia seguinte. Os três candidatos finalistas com a maior média entre todas as notas são premiados.

Secretaria da Cultura