Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretaria da Cultura lamenta morte do ator Miguel Ramos

Publicação:

O ator e ex-vereador de Uruguaiana Miguel Ramos faleceu na noite deste domingo (09) aos 66 anos em Porto Alegre. Ele estava internado na UTI do Hospital São Lucas da Pucrs para tratar de um mieloma múltiplo, tipo de câncer na medula óssea.

Seu último trabalho no cinema foi como o personagem Fandango, no filme O Tempo e o Vento (2013), baseado na saga de Érico Veríssimo, com direção de Jayme Monjardim e roteiro de Letícia Wierzchowski. Em 2009, o ator ganhou o Kikito de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado por sua atuação no curta-metragem “A Invasão do Alegrete”.

Carreira

Ramos também atuou em filmes como Cerro do Jarau (2005), com o qual ganhou o Kikito de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado, Enquanto a Noite Não Chega (2010), Concerto Campestre (2004), baseado no romance de Luiz Antônio de Assis Brasil, Netto Perde sua Alma (2001), entre outras obras.

Miguel iniciou sua carreira no Teatro de Arena, ao lado de Jairo de Andrade. Participou de espetáculos como Mockinpott (1975) e Jornada de um Imbecil até o Entendimento (1978). Em 1990, ganhou o prêmio Açorianos de Teatro por Informação para uma Academia, adaptação do texto de Franz Kafka. Em 2007, estrelou a comédia O Conselheiro, com direção de Michele Caetano.

Secretaria da Cultura