Santander Cultural promove palestra sobre a exposição “Vasco Prado – a escultura em traço”
Publicação:
“Vasco Prado – a escultura em traço”, em exposição no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico de Porto Alegre), será tema de palestra que acontece na próxima quinta-feira (21), das 17h às 19h, na Sala Multiuso Oeste da instituição. A entrada é franca.
O curador da exposição e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Paulo Amaral, falará sobre o sentido da curadoria, abordando os “cenários” da mostra, conforme foram pensados: o desenho e sua importância na obra escultórica de Vasco Prado; o homem e o cavalo; o amor do casal; a família; o Negrinho do Pastoreio; estudos comissionados e a influência europeia.
O professor Doutor em História da Arte, Círio Simon, também foi convidado para o encontro. Ele pretende evidenciar Vasco Prado como artista plástico de repertório universal, a partir de sua profunda vivência na cultura sul-rio-grandense. Segundo Simon, “a obra de Vasco pode circular em qualquer país ou centro mais adiantado da arte mundial. No contraditório, certamente, ele não daria muita atenção do que se escreve ou fala dele. Sinal de sua maturidade, convicção e autonomia, no seu fazer estético, que não necessita de tradução e nem discurso laudatório”.
A mostra Vasco Prado – a escultura em traço, que reúne 95 obras entre desenhos e grafismos feitos pelo artista em um período de 40 anos, segue aberta para visitação até 28 de fevereiro. A exposição tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura e realização da Maestra Comunicação e Cultura.