Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Economia Criativa

RS Criativo

O RS Criativo atua na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do estado por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos relacionados à economia criativa, partindo dos seus cinco pilares: capacitação, mercado e circulação, promoção e investimento, pesquisas e territórios criativos. Com caráter inclusivo, o programa oferece atividades para pessoas envolvidas em diversos setores criativos, interessadas em empreender ou se aprimorar nas áreas da cadeia produtiva.

Desde a sua criação, em 2019, mais de 6 mil pessoas já receberam capacitações por meio de cursos, oficinas e workshops. Suas ações foram potencializadas por caravanas, que levaram cursos para nove regiões do estado. E mesmo com a pandemia, que impossibilitou grandes encontros entre 2020 e 2021, o RS Criativo não perdeu o fôlego: as capacitações on-line, inclusive, ampliaram o alcance do programa. Em 2021, realizou diversos projetos em transversalidade com outras secretarias, além de buscar parcerias com a iniciativa privada e instituições de ensino.

Por meio do Programa Avançar na Cultura, o RS Criativo receberá R$ 400 mil em recursos para capacitações, plataformas digitais e apoio aos territórios criativos.

Secretaria da Cultura