Quem foi Odila Gay da Fonseca?
Publicação:

Odila Gay da Fonseca foi uma enfermeira que se engajou desde moça nos movimentos ligados à educação e à assistência social. Liderou o movimento conhecido como Deus Pátria, em 1934.
Ao lado de Laura Leitão de Carvalho, esposa do comandante da 3ª região, fundou a Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul, abrindo filiais em quase todo o Estado. A Instituição teve atuação marcante durante a Segunda Guerra Mundial, formando enfermeiras, auxiliares de enfermagem, socorristas e auxiliando no contato de famílias estrangeiras envolvidas no conflito.
Inúmeras foram as distinções concedidas a Odila Gay da Fonseca, tanto no âmbito nacional quanto no internacional. Algumas delas estão expostas no Museu Julio de Castilhos. Sua grande história pode ser conhecida por meio de nosso site da exposição Narrativas do Feminino.
Acesse www.museujulio.wixsite.com/narrativasdofeminino ou clique no link da bio.
Relembramos o dia 8 de maio como dia internacional da Cruz Vermelha, 15 de maio como dia internacional da enfermagem, e dia 20 de maio como dia do técnico e auxiliar de enfermagem.
Parabenizamos todos os profissionais da saúde que neste mês são lembrados e celebrados com muito orgulho.