Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Projeto “Memória da Litografia” recupera pedras raras da Livraria do Globo

Publicação:

A iniciativa da artista Miriam Tolpolar resultou no restauro, catalogação e impressão de 40 matrizes da antiga livraria. A abertura da exposição e o lançamento do livro sobre o processo estão marcados para o dia 11 de março no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo

image (12)

Em 2001, um lote de pedras litográficas foi doado à Oficina de Litografia do Atelier Livre pela Livraria do Globo. Estes blocos calcários foram removidos do chão do terreno da antiga gráfica da Editora Globo, no bairro Menino Deus, até fins dos anos 1930, período em que a técnica offset foi adotada, eram utilizados como matrizes da oficina litográfica*.

Este raro acervo composto por pedras com registros de rótulos de produtos e vestígios de letreiros e estampas decorativas utilizadas na impressão de imagens comerciais e artísticas do início do século XX - período em que a editora contava com grandes artistas gráficos entre seus colaboradores, como Fernando Corona, Sotero Cosme, Nelson Boeira Faedrich, João Fahrion, Edgar Koetz, Francis Pelichek, Iberê Camargo e Carlos Scliar. Um diploma da Faculdade de Medicina datado de 1912 e um rótulo de refrigerante com referência à oficina dos Irmãos Weingärtner são algumas das imagens que compõem a seleção.

Entusiasmada com o material riquíssimo, tanto sob o ponto de vista da memória cultural do Estado, quanto pelo aspecto artístico, a artista e professora do Atelier Livre, Miriam Tolpolar, em 2010, idealizou e coordenou o projeto Memória da Litografia: pedras raras da Livraria do Globo para restaurar, catalogar e imprimir uma parte significativa deste acervo. Após dois anos de trabalho o registro em textos e imagens deste delicado processo ganhou as páginas de um livro - a publicação, inédita no Brasil, traz um texto de apresentação do escritor Luis Fernando Verissimo.

 O projeto, que conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), do Sistema Pró-Cultura RS, se completa com a exposição das 40 pedras restauradas e suas impressões, além de uma palestra, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), Centro Histórico de Porto Alegre. O lançamento do livro e a abertura da exposição acontecem no dia 11 de março, às 19h. A visitação segue até o dia 30 de abril (terça a domingo, das 10h às 19h).

 Memória da Litografia: pedras raras da Livraria do Globo

>Lançamento do livro e abertura da exposição

11 de março (terça-feira), às 19h

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), Sala O Arquipélago ? Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico de Porto Alegre

>Visitação

De 12 de março a 30 de abril (terça a domingo, das 10h às 19h)

>Palestra

03 de abril (quinta-feira), às 17h30

Secretaria da Cultura