Projeto “Cineliteratura” retorna à Casa de Cultura Mario Quintana com sessão de “Frankenstein”
Encontro será nesta quinta-feira (3/7); após exibição do filme, haverá debate sobre o livro que criou o personagem
Publicação:

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove nesta quinta-feira (3/7), às 19h30min, mais uma edição do projeto “Cineliteratura”. Neste encontro, o debate será dedicado à análise de “Frankenstein”, clássico da ficção científica e do horror.
A atividade ocorre na Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da CCMQ, e começa com a exibição do filme “Frankenstein”, de 1931, dirigido por James Whale e estrelado por Boris Karloff. Após a sessão, o público poderá acompanhar uma conversa sobre o livro de mesmo nome, criado pela autora Mary Shelley no início do século XIX, que inspirou a obra cinematográfica. O debate será conduzido por dois convidados: o cineasta Gustavo Spolidoro e o escritor e pesquisador Guto Leite.
A sessão tem classificação indicativa de 12 anos e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do local. Excepcionalmente, todos os espectadores terão direito ao benefício da meia-entrada, ao custo de R$8,00.
O projeto “Cineliteratura” teve início em 2023, sendo uma parceria da Casa de Cultura e da Cinemateca Paulo Amorim. Desde então, títulos como “Psicose” (1960), “Carrie, a estranha” (1976) e “Orlando, Minha Biografia Política” (2023) foram alguns dos filmes exibidos, seguidos sempre de debates com especialistas que abordam o livro que antecedeu o filme. A proposta é dialogar sobre as relações e o contexto das obras cinematográfica e literária.
O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata da Hyundai, Lojas Renner, EDP e Paraflu; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio e iSend; e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.
Serviço
Cineliteratura: Frankenstein
Quando: Quinta-feira (3/7), às 19h
Onde: Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da CCMQ
*Todos os espectadores terão direito à meia-entrada (R$8,00)