Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Projeto “Cineliteratura” retorna à Casa de Cultura Mario Quintana com sessão de “Frankenstein”

Encontro será nesta quinta-feira (3/7); após exibição do filme, haverá debate sobre o livro que criou o personagem

Publicação:

Cena em preto e branco do filme “Frankenstein”, com uma paisagem rochosa e sombria ao fundo. À esquerda, um homem segura uma tocha e encara uma figura imponente à direita, o monstro de Frankenstein, que está em uma elevação. No centro da imagem há uma marca gráfica em vermelho, em forma de arco estilizado com um “V” invertido dentro, característico das atividades relacionadas ao cinema na Casa de Cultura Mario Quintana. Abaixo da imagem, sobre uma tarja vermelha, está escrito o nome do projeto: “Cineliteratura: Frankenstein”.
O personagem “Frankenstein” foi criado pela autora Mary Shelley; posteriormente, foi retratado no cinema, já em 1931 - Foto: Divulgação/CCMQ
Por Ascom CCMQ | Edição: Ascom Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove nesta quinta-feira (3/7), às 19h30min, mais uma edição do projeto “Cineliteratura”. Neste encontro, o debate será dedicado à análise de “Frankenstein”, clássico da ficção científica e do horror.

A atividade ocorre na Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da CCMQ, e começa com a exibição do filme “Frankenstein”, de 1931, dirigido por James Whale e estrelado por Boris Karloff. Após a sessão, o público poderá acompanhar uma conversa sobre o livro de mesmo nome, criado pela autora Mary Shelley no início do século XIX, que inspirou a obra cinematográfica. O debate será conduzido por dois convidados: o cineasta Gustavo Spolidoro e o escritor e pesquisador Guto Leite.

A sessão tem classificação indicativa de 12 anos e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do local. Excepcionalmente, todos os espectadores terão direito ao benefício da meia-entrada, ao custo de R$8,00.

O projeto “Cineliteratura” teve início em 2023, sendo uma parceria da Casa de Cultura e da Cinemateca Paulo Amorim. Desde então, títulos como “Psicose” (1960), “Carrie, a estranha” (1976) e “Orlando, Minha Biografia Política” (2023) foram alguns dos filmes exibidos, seguidos sempre de debates com especialistas que abordam o livro que antecedeu o filme. A proposta é dialogar sobre as relações e o contexto das obras cinematográfica e literária. 

O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata da Hyundai, Lojas Renner, EDP e Paraflu; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio e iSend; e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

Serviço

Cineliteratura: Frankenstein
Quando:
Quinta-feira (3/7), às 19h
Onde: Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da CCMQ
*Todos os espectadores terão direito à meia-entrada (R$8,00)

Secretaria da Cultura