Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Programação da Cinemateca Paulo Amorim

Publicação:

15615899

SALA PAULO AMORIM

 

APITÃO PHILLIPS (Captain Phillips – EUA, 2013, 135min). Direção de Paul Greengrass, com Tom Hanks e Bakahd Abdi.

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme conta a história do capitão Richard Phillips, que em 2009 enfrentou dias de tensão em alto-mar. Enquanto chefiava uma equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano, ele teve seu navio atacado e por piratas. O detalhe é que os próprios sequestradores eram somalianos e estavam bem armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Phillips foi levado como refém em um pequeno bote, o que exigiu muita negociação e uma estratégia especial do serviço norte-americano.

Sessões: 15h

SERRA PELADA (Brasil, 2013, 104min) Direção de Heitor Dhalia, com Juliano Cazarré, Júlio Andrade, Sophie Charlotte, Matheus Nachtergaele, Wagner Moura. Warner, 14 anos. Drama.

Sinopse: 1980. Juliano e Joaquim são grandes amigos que ficam empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resolve deixar São Paulo e partir para o local, sonhando com a riqueza. Com o passar do tempo, tudo tudo muda na vida deles: Juliano se revela um cara ambicioso,  enquanto Joaquim renega os valores que sempre prezou.

Sessões: 17h30min e 19h15min

SALA EDUARDO HIRTZ

PEDALANDO COM MOLIÈRE (Alceste à Bicyclette - França, 105min, 2012). Direção de Philippe Le Guay, com Fabrice Lucchini e Lambert Wilson. Imagem Filmes, 14 anos. Comédia.

Sinopse: Serge Tanneur já foi um ator consagrado nos palcos franceses, mas agora vive quase como um eremita numa cidadezinha ao norte da França. Um dia, Serge recebe a visita de Gauthier Valence, um ator de televisão bajulado pelo público e que lhe faz um convite tentador: encenarem, juntos, a peça “O Misantropo” de Molière. Começa, então, um divertido jogo de cena entre os dois atores, que tentam provar que um é mais talentoso que o outro.

Sessões: 14h30min e 18h10min

ESTREIA:

TOKIORI – DOBRAS DO TEMPO (Brasil, 106min, 2012). Documentário de Paulo Pastoreio. Lume Filmes. Livre.

Sinopse: À 500 quilômetros de São Paulo, o bairro rural da Graminha reúne alguns poucos descendentes de japoneses que tocam pequenos sítios. Um deles é a viúva dona Yoshie, de 90 anos, que mora com família do seu filho mais velho. O filme reconstrói cinco viagens entre o Japão e o Brasil, realizadas entre 1927 e 1992, e mostra o quanto as mudanças econômicas e políticas dos dois países repercutiram na vida destes imigrantes.

Sessões: 16h15min e 20h

SALA NORBERTO LUBISCO

O TEMPO E O VENTO (Brasil, 2013, 115min). Direção de Jayme Monjardin, com Thiago Lacerda, Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, Cléo Pires. Downtown Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Rio Grande do Sul, final do século XIX. A família Terra-Cambará está cercada em seu sobrado, em meio a mais um conflito com o clã dos Amaral. Numa noite, a velha Bibiana recebe em seu quarto a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo. Juntos eles recordam os anos de romance, as dificuldades de viver numa região sempre em guerra e de como se formou a  própria família Terra-Cambará.

Sessões: 14h30min

MAIS UMA CANÇÃO (Brasil, 96min, 2012). Documentário musical de Rene Goya Filho e Alexandre Derlam. Estação Filmes, Livre.

Sinopse: O compositor gaúcho Bebeto Alves tem mais de três décadas de carreira e uma trajetória que sintetiza a música popular do sul do Brasil, misturando vários ritmos e sonoridades. O filme acompanha uma viagem do artista pela região da Andaluzia, em Portugal, e pelo Norte da África, onde Bebeto entra em contato com as raízes da milonga. Porto Alegre, Uruguaiana (terra natal do artista) e Rio de Janeiro também serviram de locações para o documentário, filmado ao longo de três anos.

Sessões: 16h45min

FRANCES HA (Frances Ha - Estados Unidos, 2012, 90min). Direção de Noah Baumbach, com Greta Gerwig. Vitrine Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Frances está perto dos 30 anos, mora em Nova York e convive com uma tremenda falta de perspectivas. Além dos romances que não dão certo, ela não dança bem o suficiente para virar uma bailarina do primeiro time na companhia onde trabalha. Sucesso nos cinemas do mundo inteiro, a desajeitada Frances (a origem do Ha só é revelada na última cena) se transformou na grande personagem do cinema independente norte-americano dos últimos anos.

Sessões: 18h10min

AMOR BANDIDO (Mud - EUA, 130min, 2013). Direção de Jeff Nichols. Com Matthew Conaughey, Tye Sheridan e Reese Witherspoon. California Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Os adolescentes Ellis e Neckbone  são grandes amigos que resolvem desbravar uma ilha que fica no rio próximo às suas casas. Lá eles encontram Mud, um homem foragido que vive  em um barco preso nos galhos de uma árvore. Apesar da desconfiança inicial, os garotos resolvem ajudar Mud em se projeto de vida: reencontrar Juniper, o grande amor de sua vida, que se envolveu com o homem errado.

Sessões: 19h50min

Secretaria da Cultura