Porto Alegre é apresentada em workshop em Lisboa
Publicação:
Os participantes da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira (24), um pouco mais sobre a Capital gaúcha através de um workshop realizado pela prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Setur, e com o apoio da Embratur.
Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que começou com a boa notícia de que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, está garantindo a liberação do voo entre Porto Alegre e Lisboa para o dia 12 de junho, como estava previsto.
O secretário municipal do Turismo, Luiz Fernando Moraes, abriu a programação falando da importância do voo para o desenvolvimento da capital gaúcha, bem como do seu entorno, do Estado e de toda a região, não apenas a Sul, mas o Mercosul, em geral. "Agora vamos trabalhar o modelo do produto para que os operadores portugueses possam comercializá-lo", disse.
Depois dele, Luiz Mór, vice-presidente da TAP falou aos presentes, confirmando que em breve o voo vai entrar no sistema e poderá ser comercializado. De acordo com ele, os quatro voos programados por semana são necessários para atender ao mercado, cuja demanda deve certamente incluir os mercados do Conesul da América do Sul. "Esta região, como um todo, esteve à margem do desenvolvimento do turismo por não possuir ligações fortes", disse, acrescentando que além do Rio Grande do Sul, especialmente Santa Catarina, Foz do Iguaçu, o mercado do Uruguai, que deve receber uma parceria da TAP com a Pluna e posteriormente os mercados de Argentina e Chile.
O subsecretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Márcio Cabral, disse que Porto Alegre é um dos principais destinos do turismo de negócios, eventos e feiras do Mercosul e citou a Copa do Mundo de 2014, quando será uma das cidades-sede. "Porto Alegre tornou-se para o Mercosul o principal destino de eventos e negócios. Além disso, temos diversos destinos turísticos de qualidade internacional e estou certo de que a partir de agora grandes negócios vão se realizar na região".