Porto Alegre comemora os 90 anos do Edifico Ely
Publicação:

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, participou da comemoração pelos 90 anos e reinauguração do edifício Ely, na manhã dessa terça-feira (26) em Porto Alegre.
O prédio, construído entre 1920 e 1932 com projeto do arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, foi restaurado pelas Faculdade de Tecnolgia – FTEC – e pela empresa Tumelero, que comprou o edifício em 1982.
Assis Brasil falou sobre a importância da preservação do patrimônio. “ Este é um dos mais belos edifícios de Porto Alegre. Muito importante esta preservação. Um povo que não guarda sua memória e sua história é um povo vazio”.
Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, destacou a simbologia do prédio e das obras do arquiteto alemão no estado. “ Este arquiteto tem mais de 500 obras no Rio Grande do Sul, todas de grande significado histórico e patrimonial. É uma grande satisfação ver esta restauração concluída e mantida dessa forma”.
O diretor da FTEC, Cláudio Meneguzzi, ressaltou a participação da faculdade na preservação da memória da cidade. “ O prédio tem hoje um fim social muito importante. É um dos ícones do centro de Porto Alegre e está fazendo seu papel na comunidade”.
O diretor da Tumelero, Mércio Tumelero, falou sobre a restauração. “ Sempre tivemos o cuidaado de manter o padrão arquitetônico que valoriza a história gaúcha. Ets parceria com a FTEC mantém viva a obra de um dos mais importantes arquitetos que o estado já teve”.
Também participaram do café da manhã a primeira dama do estado Sandra Genro, o secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Zacher, e representantes do setor de arquitetura e patrimônio de Porto Alegre.
O Edifico Ely
Considerado um dos grandes monumentos arquitetônicos da capital gaúcha, o prédio foi projetado para atender às necessidades de expansão da firma comercial de Nicolau Ely, em um projeto considerado ousado para a época. Faz parte do novo estilo que se formou em Porto Alegre o inicio do século XX. Uma concepção de espaço integrando a dimensão humana à estrutura planejada.
Theodor Wiederspahn
Arquiteto alemão que contribuiu com boa parte do patrimônio arquitetônico do Rio Grande do Sul. Entre suas obras estão: o Hotel Majestic (hoje Casa de Cultura Mario Quintana), o prédio dos Correios e Telégrafos ( hoje Memorial RS), o Museu de Arte do RS ( Margs) as Faculdades de MediciNa e Engenharia, o Hospital Moinhos de Vento. Theodor projetou ainda a Praça da Alfândega.
Texto: Asscom Sedac