Por que o dia 19 de Abril não é considerado uma data comemorativa para os indígenas?
Publicação:

Hoje, 19 de abril, conhecido como Dia do Índio, importante data comemorativa sobre a cultura indígena, não traduz, exatamente, os verdadeiros anseios dos povos originários. A data, criada há mais de 70 anos, não é bem-vista por algumas lideranças indígenas e militantes, que a consideram preconceituosa e carregada de estereótipos.
A data deveria suscitar reflexões sobre as reais condições da população indígena no Brasil e ouvir o que ela tem a dizer. Entretanto, a representação indígena apresentada é vinda de uma ideia folclórica de pinturas faciais sem significado e uso indevido de cocares.
O Brasil possui em seu território uma imensa diversidade de povos indígenas, representantes de culturas e saberes diferentes entre si, seja no idioma ou nos costumes, diferentemente da ideia disseminada entre os brasileiros de que a cultura indígena é uma só.
Outra mudança é na utilização da palavra "índio", pois ela traz consigo a ideia de que o indígena é selvagem e um ser do passado. Indígena significa originário, aquele que está ali antes dos outros.
Hoje é dia de refletir sobre nossas ações e de questionar se estamos reconhecendo o peso da identidade dos povos indígenas.
O que você sabe além do que foi ensinado na escola?
Após o mês de abril, você irá continuar reproduzindo os mesmos erros?