Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Performance de teatro, música e dança em homenagem ao poeta Roberto Piva

Publicação:

roberto-piva-7-fotoguilherme-santos1.jpg
Piva é uma das vozes mais importantes da poesia brasileira contemporânea Foto: Guilherme Santos

O espetáculo Roberto Piva – O poeta da transgressão será apresentando de 29 de junho a 1º de julho, às 20h, no Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. A mistura de teatro, música e dança presta homenagem a Roberto Piva, poeta paulista que faleceu no dia 03 de julho de 2010. A entrada é franca e senhas serão distribuídas a partir das 19h30.

Piva foi um homem múltiplo, de extrema erudição, influenciado pela geração beat, pelo movimento surrealista e com experiências em outras áreas do conhecimento, como o xamanismo, o taoismo e o candomblé. Poeta furioso, com a garganta repleta de trovões, é uma das vozes mais importantes da poesia brasileira contemporânea. O roteiro foi criado a partir da obra e depoimentos do autor.

A montagem, com mais de 40min de duração, foi idealizada pela banda Dionysios e convidados, dentre eles alunos dos cursos de música e dança da UFRGS. A trilha sonora original, composta pelo graduando em Composição, Eduardo Francisco, será executada ao vivo, incluindo música dodecafônica, músicas de Bach e Charlie Parker.

Após a peça haverá o show da banda Dionysios, que apresentará o seu trabalho autoral, com influência da Música Popular Brasileira, do Rock, da Milonga, do Flamenco, do Funk e do Jazz. As letras abordam temas relacionados às questões sociais.

 

Serviço:

O que: Roberto Piva - o poeta da transgressão e Banda Dionysios

Quando: 29 e 30 de junho e 1° de julho (sexta, sábado e domingo), às 20h

Onde: Teatro Carlos Carvalho - 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca

 

Texto: Cláudia Antunes

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura