Pelotas: o município mais doce do Rio Grande do Sul
Publicação:

Localizada na região turística Costa Doce, Pelotas é uma das cidades mais representativas do Rio Grande do Sul. Com a grande expansão das charqueadas no século XIX, o município se consolidou como a capital econômica do Estado. Hoje reúne a tradição da arquitetura e da cultura gaúcha, e cultiva a herança portuguesa nos deliciosos doces
Na sua 24ª edição, a Fenadoce (Festa Nacional do Doce) já está acontecendo, e vai até o dia 12 de junho. São atrações ligadas à gastronomia e a cultura local, principalmente a doceira. Os visitantes ainda podem se deliciar com os “doces mais doces do Brasil”. Durante a semana, a feira começa às 14h00, enquanto aos sábados e domingos o início é as 10h00, sempre aberta até às 23h.
Pelotas também concentra atrativos históricos, como construções, museus e centros culturais. O Grande Hotel é um símbolo municipal. Tombado, foi por muitos anos o principal hotel da região sul do Estado. A linda construção recebia festas e jantares de luxo, além de hospedar celebridades nacionais e internacionais.
Há também o Museu da Baronesa, que homenageia a Baronesa dos Três Serros, Amélia Hartley Antunes Maciel, primeira anfitriã da chácara onde a casa está localizada. O prédio é muito bem conservado e possui acervo doado pela família Antunes Maciel, com mobiliário doméstico, objetos de uso pessoal e decorativos, fotografias e documentos.
DISTÂNCIA DA CAPITAL
Pelotas está a 257 quilômetros de Porto Alegre e, partindo da capital, as principais rodovias de acesso são a BR116 e a BR392. A cidade possui 6 hotéis, entre eles a charmosa Charqueada Santa Rita.