Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ospa recebe violinista argentino em seu 9º Concerto Oficial

Publicação:

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza o 9º Concerto Oficial da Temporada 2012 nesta terça-feira (3), às 20h30, no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, com entrada franca. A regência do concerto fica a cargo do maestro uruguaio Federico Garcia Vigil, que já conhece bem os músicos da orquestra, pois tem estado à frente dela com recorrência nos últimos anos. O violinista argentino radicado nos Estados Unidos Alejandro Drago é o convidado especial da noite.

Alejandro Drago se aproximou da música ainda pequeno, quando acompanhava a mãe, bailarina de tango, em suas apresentações. Hoje mantém carreira internacional como violinista no universo da música de concerto, e é reconhecido especialmente por sua versatilidade ao passear por diferentes repertórios. Neste concerto, ele interpreta obras virtuosísticas dos franceses Maurice Ravel (1875-1937) e Camille Saint-Saëns (1835-1921).

Tzigane, de Ravel, escrita entre 1922 e 1924, é uma composição de forma livre, que agrega temas da música cigana, a que alude o título. O compositor dedicou a obra à violinista húngara Jelly d'Arányi, neta do renomado violinista Joseph Joachim (amigo e parceiro musical de Johannes Brahms). Originalmente, foi feita para violino e piano, mas o que o público da Ospa ouvirá é uma versão orquestral criada pelo próprio compositor.

Introduction et Rondeau Capriccioso, de Saint-Saëns, por sua vez, foi concebida para ser executada por violino e orquestra. A obra é de 1863, utiliza elementos da música de danças espanholas e foi dedicada ao virtuoso violinista nascido na Espanha Pablo de Sarasate, que a estreou em Paris em 1867.

Na segunda parte do programa do 9º Concerto Oficial, a orquestra executa a famosa Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky (1835-1881). A obra foi composta em 1874, um ano depois da morte do arquiteto e artista Viktor Hartmann, amigo de Mussorgsky. A partir de sua experiência ao visitar exposição dos trabalhos de Hartmann, o compositor criou esta suíte. Ela é constituída por dez peças separadas por promenades (passeios), que acompanham o percurso do espectador entre as obras expostas. Anos depois de sua composição, Quadros de uma Exposição ganhou versões orquestrais. A mais conhecida delas, que será apresentada pela Ospa, é de autoria de Maurice Ravel.

Alejandro Drago - violinista

 

 

Natural da Argentina, Drago se apresenta frequentemente como solista frente a orquestras, bem como em recitais, em diversos países do mundo, incluindo Estados Unidos, China, Rússia, Lituânia, França, Áustria, Brasil e México. Atualmente moraem Grand Forks, na Dakota do Norte, nos Estados Unidos, onde é professor de violino e viola da Universidade de Dakota do Norte e ocupa o cargo de maestro titular da orquestra de câmara da instituição.

Ao longo de sua trajetória, recebeu importantes bolsas de estudo e subsídios, e foi ganhador de concursos nacionais e internacionais. Graças a uma bolsa do governo russo, tornou-se mestre em interpretação e pedagogia do violino, em 1996, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Em 2008, concluiu doutorado em regência na University of Southern Mississippi.

Sua discografia, na França, nos Estados Unidos e na Argentina, inclui quartetos de cordas, concertos, tangos de vanguarda para o selo EMI International e obras para violino solo distribuídas internacionalmente pela CD Tradition e a NAXOS Music Library – Japão.

Federico Garcia Vigil - maestro

Natural do Uruguai, Vigil é professor de regência na Escola Musical Municipal e na Universidade Nacional de Montevidéu desde 1993. Foi regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal do Uruguai, entre 1985 e 1990, e da Orquestra Sinfônica de Bogotá, na Colômbia, de 1991 a 1994.

Começou a estudar piano ainda pequeno, no Conservatório Guillermo Kolischer. Obteve bolsa de estudos e continuou sua formação no Conservatório de Música em Strasbourg, na França, com o maestro Jean-Sebastian Bereau, e na Universidade de Paris, com Pierre Stoll. Já conduziu a maioria das orquestras da América Latina. Nos Estados Unidos, regeu as orquestras de Wisconsin, Georgia, Greenville, Chicago e Portland. Em solo europeu, esteve à frente das orquestras de Córdoba, Madri, Palma de Mallorca, Estocolmo, Varsóvia e Bucareste.

 

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da Temporada 2012 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Serviço:

O que: 9º Concerto Oficial da Ospa

Quando: terça-feira (03), às 20h30

Onde: Auditório Dante Barone (Assembleia Legislativa) - Praça Marechal Deodoro, 101

Entrada franca

 

Texto: Ana Laura Freitas

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura