Ospa recebe oboísta francês em concerto gratuito na Igreja da Reconciliação
Publicação:

Na próxima terça-feira (1), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza um concerto especial de sopros e percussão. Parte da Série Igrejas, a apresentação conta com o apoio da Aliança Francesa de Porto Alegre e acontece às 20h30, na Igreja da Reconciliação, em Porto Alegre, com entrada franca.
Serão dois convidados que nunca se apresentaram com a sinfônica: o oboísta francês Timothée Oudinot será o solista da noite. Com a batuta o brasileiro Marcos Sadao Shirakawa, que foi diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo até o ano passado. Serão interpretadas obras de compositores modernos e contemporâneos como Henri Tomasi, Alexandre Travassos, Osvaldo Lacerda e Frigyes Hidas.
A “Rapsodia Sefaradi”, do compositor brasileiro Alexandre Travassos (1970-), que homenageia os judeus espanhóis que migraram para o Brasil, abre o programa. Frequentemente convidado a tocar com a Orquestra da Ópera Nacional de Paris, o oboísta Timothée Oudinot faz os solos da obra seguinte, o “Concerto nº 2 para Oboé”, do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928-2007). . Na sequência, a sinfônica executa “Fanfarras Litúrgicas”, do francês Henri Tomasi (1901-1971). Por fim, a “Suíte Guanabara”, escrita por Osvaldo
Lacerda (1927-2011), um dos maiores compositores brasileiros do século XX, ganha destaque encerrando o repertório.
Marcos Sadao Shirakawa (Brasil | regente)
Foi diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão; regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica de Santo André. Foi professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim. Bacharel em Trombone pela USP, estudou regência com o maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Neste ano, é regente convidado da UNC Charlotte Wind Ensemble (EUA).
Timothée Oudinot (França | oboé)
Estudou oboé com Jean-Claude Jaboulay no Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris e, em seguida, aperfeiçoou-se em oboé barroco com Michel Henry e Marcel Ponseele no Conservatório Nacional de Música e Dança em Paris, graduando-se em 2004 com os mais altos méritos por unanimidade. Desde então, se apresenta nas maiores salas sob a regência de reconhecidos maestros como Philippe Herreweghe, Marc Minkowski, Christophe Rousset, Emmanuelle Haïm, Jean-Claude Malgoire,Trevor Pinnock, Paul McCreesh, Rinaldo Alessandrini e Pierre Boulez. Toca em grupos como o Collegium Vocale de Gand e Orchestre des Champs-Elysées et les Musiciens du Louvre e é professor no Conservatório de Influência Intercomunal de Chatenay-Malabry. É frequentemente convidado a tocar com a Orquestra da Ópera Nacional de Paris.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br telefone (51) 32227387.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.
Concerto da Série Igrejas
Quando: 1º de agosto de 2017, terça-feira, às 20h30
Onde: Igreja da Reconciliação - Rua Sr. dos Passos, 220 – Centro Histórico / Porto Alegre
ENTRADA FRANCA
Programa
Alexandre Travassos: Rapsódia Sefaradi
Frigyes Hidas: Concerto nº 2 para Oboé | Solista: Timothée Oudinot
Henri Tomasi: Fanfarras Litúrgicas
Osvaldo Lacerda: Suíte Guanabara
Regente: Marcos Sadao Shirakawa (Brasil)
Solista: Timothée Oudinot (França | oboé)