Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ospa no Araújo Vianna: música instrumental gaúcha e Campanha do Agasalho

Publicação:

ospa-araujovianna-credito-mariana-sirena.jpg
Orquestra traz como convidados os próprios autores das obras executadas - Foto: Mariana Sirena

No domingo (9), uma fina seleção de música instrumental feita no RS nos últimos anos ganhará uma roupagem inédita em concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Obras de Matheus Kleber, Arthur de Faria, Pedro Figueiredo e Tasso Bangel, compositores gaúchos de diferentes gerações, serão apresentadas pela sinfônica sob a regência de Evandro Matté. Ao lado do maestro, de ninguém menos que os próprios autores, que são também instrumentistas. A maior parte dos arranjos orquestrais foram feitos especialmente para essa apresentação. O Auditório Araújo Vianna recebe o evento, que começa às 18h e tem entrada franca com distribuição de senhas.

O Banrisul é o apresentador oficial da Série Araújo Vianna de concertos da Ospa, e a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre é parceira na promoção da Série. No evento, serão arrecadadas doações de roupas para a Campanha do Agasalho 2017.

O maestro Evandro Matté, diretor artístico da Ospa, comenta a ideia da exibição: “É papel da Ospa valorizar a música feita no Rio grande do Sul. Os músicos que receberemos neste concerto vêm desenvolvendo um trabalho muito rico para a nossa cultura, mais especificamente na música instrumental. Nas mãos da Ospa, as suas obras ganharão uma nova projeção. Estamos felizes em integrá-los ao nosso repertório”.

De Matheus Kleber, serão tocadas “Orvalho” e “Milonga Manca”. Acordeonista e pianista, Matheus é o mais jovem dos compositores homenageados. Do veterano maestro e acordeonista Tasso Bangel, que em 2016 completou 85 anos de vida musical, entram no programa “Querência Sul” e “Coração Farroupilha” - o violonista convidado Diego Costa faz o acompanhamento. De Arthur de Faria, pianista, cantor e um dos grandes nomes da música autoral brasileira, serão apreciadas “Prenda Minha Nossa!” e “Suíte Ultralírica”. Por fim, de Pedro Figueiredo, um dos maiores flautistas do Brasil, a Ospa interpreta “Lua Rosa”. Para abrir e fechar o concerto, dois “Batuques” completam o repertório: um de Alberto Nepomuceno, e outro de Lorenzo Fernandez.

A apresentação é a segunda da Série Araújo Vianna 2017. Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.  O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha

Maestro Evandro Matté destaca o papel da Ospa de valorizar a música feito no RS - Foto: Ana Eidam
Maestro Evandro Matté destaca o papel da Ospa de valorizar a música feito no RS - Foto: Ana Eidam

e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. O Banrisul é o apresentador oficial da Série.

Sobre o maestro

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS e pós-graduado em Gestão Empresarial. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Concerto da Série Araújo Vianna | Música Instrumental Gaúcha

Quando: 9 de julho, domingo, às 18h

Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)

ENTRADA FRANCA

Distribuição de senhas:

Sábado, dia 8, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório Araújo Viana

Domingo, dia 9, das 9h às 18h, na bilheteria do Auditório Araújo Viana

Matheus Kleber é o mais jovem dos compositores homenageados - Foto: Luiza Girardello
Matheus Kleber é o mais jovem dos compositores homenageados - Foto: Luiza Girardello

Cada pessoa poderá retirar duas senhas. | A Ospa convida seu público a doar roupas para a Campanha do Agasalho.

PROGRAMA

Alberto Nepomuceno: Batuque

Matheus Kleber: Orvalho & Milonga Manca

Tasso Bangel: Querência Sul & Coração Farroupilha | Acompanhamento: Diego Costa (violão)

Arthur de Faria: “Prenda Minha Nossa!” & “Suíte Ultralírica”

Pedro Figueiredo: Lua Rosa

Lorenzo Fernandez: Batuque

Regente: Evandro Matté

Solistas: Matheus Kleber, Arthur de Faria, Pedro Figueiredo e Tasso Bangel 

Secretaria da Cultura