Ospa leva a Missa Solene, de Beethoven, à igreja no 6º Concerto Oficial
Publicação:

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza nesta terça-feira (5) o 6º Concerto Oficial, às 20h30min, na Igreja da Ressurreição, do Colégio Anchieta. A apresentação reunirá, sob regência de Manfredo Schmiedt, a orquestra, o Coro Sinfônico da Ospa e quatro cantores solistas: Elisa Machado (RS), Angela Diel (RS), Gerardo Marandino (Uruguai) e Saulo Javan (São Paulo).
O programa será dedicado à obra em que Ludwigvan Beethoven (1770-1827) reinventou a música sacra: a Missa Solene em Ré Maior op. 123. Em seu processo de criação, o compositor se debruçou sobre os mestres dessa tradição musical, Bach e Handel, mas não seguiu os mesmos passos. Tomou liberdade inclusive de extrapolar o tempo determinado para as cerimônias litúrgicas, impossibilitando sua utilização no serviço da igreja, pelo menos integralmente. A Missa Solene também foi julgada imprópria para esse uso em função da novidade musical que trazia, que certamente distrairia os fiéis da mensagem religiosa contida no texto.
Apesar de sua inadequação ao ritual na igreja, a Missa Solene é considerada uma confissão de fé do compositor. O biógrafo de Beethoven Emil Ludwig salienta que, apesar de a obra não ser nem católica nem protestante, foi concebida por um homem profundamente religioso.
Beethoven começou a compor a Missa Solene com a intenção de que fosse estreada na cerimônia em que o Arquiduque Rudolph, seu mais importante mecenas e filho do imperador Leopod II, seria nomeado Arcebispo de Olmütz, em 1820. Mas não a finalizou a tempo de apresentá-la na grande ocasião. Só em 1823 Beethoven pôde, oficialmente, presentear o Arcebispo com um manuscrito integral; mesmo assim, ainda efetuou várias alterações na partitura posteriormente.
Para o 6º Concerto Oficial da OSPA este ano, a entrada é franca.
Sobre os músicos
Elisa Machado - soprano
É graduada pela UFRGS, e hoje trabalha técnica e repertório com o barítono Carlos Rodriguez. Foi integrante do Coro Sinfônico da Ospa (iniciando seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade). Concluiu os cursos básico de trompete e avançado de canto no Conservatório Pablo Komlós (Ospa). No ano de 2008 foi preparadora vocal do Coro Sinfônico da Ospa e começou a lecionar canto no curso de extensão da UNISINOS. Atualmente é preparadora vocal do Coral EmCanto dos Correios e do Coro de SESC/RS.
Angela Diel - mezzo-soprano
Natural de Cruzeiro do Sul, Angela radicou-se em Porto Alegre, onde atua como solista em óperas, oratórios, missas e cantatas, com as principais orquestras do estado. Também mantém uma carreira de música de câmara, com destaque para o lied e a canção brasileira. Lançou o CD Cantares em 1999 e o CD Canto Brasileiro em 2009, com apoio do Fumproarte. Recebeu o Prêmio Açorianos de Música como melhor intérprete erudita em 2009. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento vocal em Viena e Bruxelas. Desde 2009 apresenta-se anualmente em Bruxelas, Luxemburgo, e várias cidades da Alemanha, apresentando canções eruditas brasileiras e alemãs.
Gerardo Marandino - tenor
Nascido em Montevidéu, foi finalista do primeiro concurso Luis Trocoli, na capital uruguaia, e do concurso Operalia, organizado por Plácido Domingo. Estreou na cidade de Buenos Aires na Casa de la Opera, nas montagens de Rigoletto e Lucia di Lammermoor. Apresentou-se em grandes casas de ópera e teatros no país e na região. Foi protagonista na estreia sul-americana da ópera Alzira, de Verdi, e da primeira apresentação do trabalho do compositor argentino Felipe Boero, O Inglês dos Güesos. Também gravou a nova versão da Misa Criolla, do compositor argentino Ariel Ramirez, para selo europeu.
Participou de concerto comemorativo do aniversário de 150 anos de nascimento de Giacomo Puccini, organizado por Júlio César Huertas, na Universidade Católica de Montevidéu, patrocinado pelo Instituto Italiano de Cultura. Em 2009 foi convidado a participar na produção da ópera Turandot, de Puccini, apresentada na Guatemala,em El Salvador, no Panamá, na Costa Rica e na Nicarágua.
Saulo Javan - baixo
Saulo tem sido reconhecido pela crítica e pelo público como um dos grandes artistas de ópera do Brasil na atualidade. Em 2012 apresentou-se com a OSESP, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, na Sinfonia X, de Villa-Lobos, e interpretou Padre José na ópera Magdalena, também de Villa-Lobos, abrindo a temporada oficial do Theatro Municipal de São Paulo. Integrou o elenco da CIA Brasileira de Ópera, sob direção de John Neschling, no papel de D. Bartolo na ópera O Barbeiro de Sevilha, em turnê por todo o Brasil. Foi o vencedor do XIX Concurso Nacional de Canto Heitor Villa-Lobos em 2002.
Manfredo Schmiedt - maestro
Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da UCS e do Coro Sinfônico da Ospa. Manfredo tem mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em Regência pela UFRGS. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Ernani Aguiar, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda O’Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. Foi, durante dois anos, regente assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia e, durante quatro anos, assistente do Maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Como regente convidado tem atuado à frente de diversas orquestras, nacionais e internacionais.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da Temporada 2012 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Serviço:
O que: 6º Concerto Oficial da Ospa
Quando: Terça-feira (05/06), às 20h30min
Onde: Igreja da Ressurreição (Colégio Anchieta, Av. Nilo Peçanha, 1521
- Bairro Três Figueiras - Porto Alegre - RS)
Entrada franca
Programa:
Ludwig van Beethoven: Missa Solene, Op. 123
Solistas: Elisa Machado (RS), Angela Diel (RS),
Gerardo Marandino (Uruguai) e Saulo Javan (São Paulo)
Regente: Manfredo Schmiedt
Texto: Ana Laura Freitas
Edição: Asscom Sedac