Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Orquestra de Viola Caipira de Araricá se torna Ponto de Cultura

Publicação:

orquestra.jpg
Em janeiro 60 novas vagas para o ensino de viola caipira

Um trabalho de educação musical para jovens,  iniciado há 10 anos no município de Araricá, é reforçado agora com projeto selecionado no edital de Pontos de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura(Sedac), por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, em uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

 

A Associação Orquestra Sul-riograndense de Viola Caipira de Araricá receberá R$ 60 mil para a execução do projeto, que prevê um espaço cultural de livre acesso à população, com apresentações de orquestra de violas caipiras e a criação de oficinas desse instrumento para crianças, adolescentes e adultos, estimulando novas práticas culturais como meio de afirmação nas questões existenciais de crianças e jovens.

 Nessa segunda-feira (25) o secretário de Estado da Cultura Assis Brasil, esteve em Araricá conhecendo de perto o trabalho da Orquestra. O presidente da Associação, Remi João da Silva e a coordenadora do Ponto de Cultura, Renata Cabrera receberam o secretário que também acompanhou a apresentação de um grupo de alunos.

 

Secretário visitou futura sede do Ponto de Cultura de Araricá
Secretário visitou futura sede do Ponto de Cultura de Araricá

A sede do Ponto de Cultura da Orquestra está em construção e a partir de janeiro terá 60 nova vagas nas oficinas para alunos dos 7 aos 70 anos. A Orquestra de Viola Caipira de Araricá foi a inspiradora para a formação de outros grupos como o de Sapiranga e o de Taquara.

Também participaram do encontro o diretor de Cidadania e Diversidade Cultura da Sedac, João Pontes, o coordenador de Pontos de Cultura da DCDC, Ricardo Oliveira  e o chefe de gabinete da Sedac, Flávio Adonis.

Rede RS de Pontos de Cultura

O Rio Grande do Sul terá uma ampliação de 128,26% nos Pontos de Cultura até o final de 2014. A Rede RS de Pontos de Cultura tem como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede (produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público).

 

Secretaria da Cultura