Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Oktoberfest em várias cidades do Rio Grande do Sul

Publicação:

Assim como na Alemanha, outubro é um mês especialmente agitado para o turismo no Rio Grande do Sul, e por um mesmo motivo: Oktoberfest. Surgido em 1810, o evento tornou-se uma das maiores festas populares do mundo e por aqui acontece oficialmente em dez cidades. A maior e mais antiga dessas acontece em Santa Cruz do Sul, de 2 a 13 de outubro (detalhes em www.oktoberfestsantacruz.com.br) e pretende atrair 400 mil visitantes, inscrevendo-se assim entre as grandes do planeta, razão pela qual a Secretaria do Turismo do RS mantém lá um estande para promover as festas populares e regionais de todo o RS. Contudo, os fãs desse evento regado a chope podem aproveitar o mês inteiro em diferentes cidades.

Igrejinha apresenta este ano a 26ª edição de sua Oktoberfest, de 18 a 27 de outubro. Detalhes em www.oktoberfest.org.br. São Lourenço do Sul também realiza sua 26ª edição, de 11 a 13 de outubro (www.sudoktoberfest.com.br). Santa Rosa está na 16ª realização dessa comemoração germânica, de 4 a 6 e de 11 a 13, sendo que dias 9 e 10 acontece a Kindersfest, para crianças (www.oktoberfestsantarosa.com.br). Panambi realiza sua 13ª festa, de 25 a 27 de outubro (https://www.facebook.com/oktoberpanambi). Em Erechim a festa está na 3ª edição e acontece de 18 a 19 de outubro (informações pelo e-mail clube-da-saudade@hotmail.com). Porto Alegre terá vários eventos comemorativos ao estilo Oktoberfest na Sogipa, nos dias 4 e de 24 a 27 de outubro (www.sogipa.com.br). Alpestre (15ª edição, de 25 a 27 – www.oktoberalpestre.com.br), Cerro Largo (19ª edição, de 10 a 13 – oktobercerrolargo@gmail.com) e Maratá (12ª edição, de 11 a 14 - contato@oktoberfestmarata) também organizam comemorações tradicionais e cheias de atrações. Todos os eventos têm programações gratuitas, mas a regra é a cobrança de ingresso nos parques expositivos e gastronômicos.

A Setur/RS vê com muito otimismo o crescimento de todos estes eventos, que estimulam o turismo interno e eventualmente também externo, estimulando assim a economia gaúcha. O estande presente em Santa Cruz do Sul durante a Oktoberfest faz parte do projeto “Vitrines do Turismo Gaúcho”, destinado a fomentar o turismo interno para cinco das maiores festas populares do estado. Além da citada Oktoberfest, estão também a Fenadoce, a Expobento, a Expointer e a Feira do Livro de Porto Alegre.

A maior das Oktoberfest do Brasil acontece em Blumenau e de fato é a terceira maior entre essas festas populares fora da Alemanha, com quase 600 mil visitantes no ano passado. O evento acontece de 3 a 20 de outubro (gratuito nos dias 3, 7, 14 e 20) e está em sua 30ª edição (http://www.oktoberfestblumenau.com.br). Ao contrário do que se divulga, a maior Oktoberfest do mundo não acontece nessa cidade catarinense, mas sim em Qingdao, na China, criada em 1991 e hoje realizada em agosto, com cerca 3 milhões de visitantes. Ex-colônia alemã naquele país entre 1898 e 1914, a cidade é berço da cerveja Tsingtao, uma das mais vendidas e exportadas no mundo. A segunda maior é canadense, em Kitchener, desde 1969, com mais de 700 mil visitantes ao ano. A segunda maior da Alemanha acontece em Hannover (900 mil visitantes) e a que mais cresce é a de Viena.

As festas de outubro eram comuns em toda Baviera desde 1553, quando um decreto local estabeleceu, e por alguns séculos, que a fabricação de cerveja só podia acontecer entre 29 de setembro e 23 de abril, em razão do alto risco de grandes queimadas e incêndios. Setembro era portanto o mês em que os estoques deviam ser liquidados, motivando as festividades. A Oktoberfest tal como conhecemos surge em 12 de outubro de 1810, com o casamento do príncipe herdeiro (depois rei) da Baviera, Ludwig I, com a princesa Theresien em Munique. Sabedor do gosto da princesa por esportes e pela cultura grega, um banqueiro organizou uma corrida de cavalos e uma mini olimpíada em um prado próximo ao antigo muro que cercava a cidade. A festa tornou-se tradição e o local passou a chamar-se Theresienwiese (ou prado da Teresa) e depois Wiese, origem do termo Wiesn, que em alemão identifica a festa original.

Em razão do turismo, desde 1872 as comemorações acontecem do primeiro sábado após 15 de setembro até o primeiro domingo de outubro, aproveitando o horário de verão e um clima mais propício. O evento comercializou 6,9 milhões de ingressos em 2011, sendo internacionalmente reconhecido como maior festa popular do mundo.

Secretaria da Cultura