O humor gaudério em imagens na Expointer
Publicação:
A Secretaria de Estado da Cultura promoverá o projeto Expointer da Diversidade Cultural 2012, durante a realização da Expointer, que ocorre de 25 de agosto a 02 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Uma das atividades da programação é a exposição O Pago Impagável – O humor gaudério de Sampaulo, promovida pela secretaria, em parceria com o Gabinete do Governador, e organizada pelo Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi). A exposição ocorre na Casa Branca de Esteio, residência oficial do Governador do Estado no Parque Assis Brasil, e reúne charges de Paulo Sampaio (1931-1999) com curadoria de outro grande cartunista, Edgar Vasques.
Durante muitos anos Sampaulo realizou os cartuns do caderno rural no período da Expointer com humor e crítica aos momentos econômicos e políticos ligados ao setor rural e agrícola do Rio Grande do Sul. Edgar Vasques fez uma seleção de cartuns a partir de arquivos da família e de redação de jornais. Ao homenageá-lo será possível rever esses momentos que fizeram parte da história da Expointer.
“Sampaulo foi o grande chargista do sul do Brasil, e um pioneiro. Sua verve afiada e seu desenho econômico e certeiro produzem uma combinação raríssima: cartuns de um humor surpreendente e original, mas imediatamente compreensíveis para todos. Daí a enorme popularidade, capaz de transformar em adjetivo o seu azarado “Sofrenildo”, para-raios cômico das mazelas gerais. Natural de Uruguaiana, “Sampa” nunca descuidou, na vida e no trabalho, dos costumes gaúchos, que ele curtia e também gostava. Esse relato das idiossincrasias do gaúcho, para o bem e para o mal, foi parte importante da sua extensa obra, e talvez a mais visceral”, lembra Edgar Vasques.
Serviço:
O que: O Pago Impagável – O humor gaudério de Sampaulo
Quando: 25 de agosto a 02 de setembro de 2012
Onde: Casa Branca – Parque Estadual de Exposições Assis Brasil – Esteio
Texto: Asscom Sedac